Variedades

Dublador de Al Pacino pede doações após diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica

Ricardo Schnetzer, voz de grandes nomes do cinema, busca apoio financeiro para custear tratamento de ELA

10/01/2026
Dublador de Al Pacino pede doações após diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica
Ricardo Schnetzer - Foto: Reprodução / Instagram

Ricardo Schnetzer, renomado dublador brasileiro conhecido por dar voz a atores como Al Pacino, Richard Gere e Nicholas Cage, está solicitando ajuda financeira após ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). O apelo foi divulgado em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram na última sexta-feira (9).

Schnetzer também marcou presença em clássicos da animação, como Capitão Planeta e Caverna do Dragão. No vídeo, quem explica a situação é Victor Vaz, sobrinho de Ricardo e também dublador: "Neste momento, ele precisa de uma cuidadora, fazer tratamento de fisioterapia. Só o dinheiro que ele ganha da aposentadoria, infelizmente, não dá." Ricardo aparece rapidamente e agradece: "Oi pessoal. Muito obrigado, mesmo, a todos vocês".

Uma vaquinha online foi criada com o objetivo de arrecadar R$ 200 mil para auxiliar no tratamento do dublador. Até as 19h deste sábado (10), cerca de R$ 54 mil já haviam sido doados. As contribuições podem ser feitas pelo site da campanha ou via chave-pix.

O que é esclerose lateral amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurodegenerativa causada pela morte dos neurônios motores, responsáveis por transmitir comandos do cérebro aos músculos. Trata-se de uma condição dolorosa, progressiva e sem cura, que pode levar à paralisia irreversível.