Variedades

Um romance sobre os "porquês" inexplicáveis da vida

Com enredo de novela de televisão, o livro da escritora Lourdes Thomé narra a história de dor, superação e coragem de uma personagem determinada a mudar o próprio destino

Lorena de Oliveira 07/01/2026
Um romance sobre os 'porquês' inexplicáveis da vida

Quantas vezes precisamos enfrentar problemas e nos perguntamos: existe uma razão para essa situação estar acontecendo comigo? Nunca temos respostas concretas, mas nos questionamos mesmo assim. Com a protagonista de Lourdes Thomé no livro Por quê? De vítima a vencedora, isso não é diferente. Entre bullying, traumas, relacionamentos dramáticos, mudanças de cidade e desafios na carreira, Cristine precisa alimentar a coragem de seguir em frente quando o mundo parece ir contra seus sonhos. 

Desde muito nova, sofreu com preconceitos na escola. Por ter nascido com um problema estético que afetava sua aparência e também por sua dedicação aos estudos, era alvo de deboches dos colegas de classe. Essas experiências dolorosas continuaram durante toda a sua vida estudantil e reverberaram durante a fase adulta, quando lida com um casamento arranjado e uma gravidez indesejada, frutos da violência vivida na festa de conclusão do ensino médio. 

A pedido da família, a protagonista se muda para os Estados Unidos, na tentativa de construir um futuro diferente daquele que teria no Brasil, se continuasse no mesmo ciclo social. Essa transformação impactará toda a sua vida, pois a fará conhecer novas pessoas, receber grandes oportunidades profissionais e até viver paixões proibidas. 

Apesar de ter uma trajetória que parece novela de televisão e a própria narrativa apresentar um ritmo dramático semelhante às produções audiovisuais, Cristine atravessa desafios parecidos com os da realidade. Mediante as adversidades que a cercam por todos os lados, ela ressignifica as vivências, transforma suas relações com a família, cria novas percepções sobre as pessoas amadas e experiencia sentimentos que, por vezes contraditórios, são profundamente humanos. 

Lourdes Thomé também narra a história de outros personagens que giram em torno de Cristine e trazem um olhar profundo para as complexidades da vida cotidiana. Raphael, o marido da protagonista, passa anos sem ver a esposa até que, em seu retorno, precisa reconstruir uma relação adormecida há muito tempo. Já Malu, fruto desse casamento, sente a distância do pai e tenta auxiliar a família a reconstruir os laços enfraquecidos. 

— Se o amanhã a assusta, apenas viva o hoje. Deixe seguir o rumo  predestinado a vocês. Coincidências não existem. Isso estava marcado no caminho de vocês: construir uma família, quiçá com muitas responsabilidades. Se considerar apenas a área de atuação profissional do casal, vocês exercem atividades importantes, geram milhares de empregos, desenvolvem e protegem tecnologias. Tudo isso é admirável. Vocês não são pessoas comuns, portanto, não terão uma história comum, daquelas que cabe numa caixinha. (Por quê? De vítima à vencedora, p. 121) 

Com Por quê? De vítima a vencedora, a autora apresenta um drama intenso sobre pessoas que sofrem e se transformam constantemente à medida que encaram os dilemas da existência. Enquanto os personagens crescem, envelhecem e amadurecem, eles convidam os leitores a refletirem sobre o amor, a dor e todas as emoções que reverberam por causa de um destino quase sempre implacável. 

FICHA TÉCNICA 

Título: Por quê? 

Subtítulo: De vítima a vencedora 

Autora: Lourdes Thomé 

ISBN: 978-65-5278-383-7 

Páginas: 230 

Preço: 9,90 (e-book) 

Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora: Lourdes Thomé é autora dos livros “Simplesmente conflitos” (2023), “Consequências” (2023), “A filha do coração: herança espiritual e morte física” (2024) e “O preço da verdade” (2024). Seu obra mais recente é Por quê? De vencedora a vítima, um romance que reflete sobre o destino, as relações humanas e os erros. Agora aposentada, formou-se em Letras e Administração de Empresas e desenvolveu sua carreira profissional como escriturária e gerente geral da Caixa Econômica Federal, tendo sido uma das primeiras mulheres designadas a esta função em Santa Catarina. 

Instagram: @louthome11 

Facebook: Lourdes Thomé