Variedades
Italiana lança álbum com músicas de Chico Buarque em napolitano
'Buarqueana' reúne principais canções do artista brasileiro
A cantora italiana Maria Pia De Vito, uma das grandes vozes do jazz do país, lançou um álbum intitulado "Buarqueana", que reúne algumas das principais músicas do brasileiro Chico Buarque traduzidas para o dialeto napolitano.
Gravado no Rio de Janeiro, o projeto é resultado de um trabalho colaborativo de pesquisa de repertório e refinamento das traduções, acompanhado de perto pelo carioca de 81 anos, que participa cantando em duas das 15 faixas do disco.
"A presença de Chico, ao longo de 15 anos, também por meio de cartas, sempre foi fundamental na sugestão de imagens, a ponto de improvisar soluções até em napolitano e, para meu espanto, acertá-las com perfeição", afirmou De Vito.
"Seu conhecimento quase perfeito do italiano e seu amor pelo dialeto e pela música napolitana fizeram com que ele mergulhasse nos detalhes de cada palavra desta obra e me deu o imenso presente de esculpir cada palavra deste álbum junto comigo", acrescentou a artista italiana.
O novo trabalho da cantora surge sete anos após "Core (Coração)", disco dedicado à tradução de obras-primas da música popular brasileira para o dialeto napolitano.
O álbum "Buarqueana" é aberto com "Uma Palavra", canção que introduz o tema central da obra de Chico Buarque: uma reflexão sobre o valor das palavras como meio de comunicação, preservação da memória e expressão da identidade pessoal e coletiva.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso