Variedades
Putin fortalece laços com Pequim e eleva Rússia na disputa global do poder político, diz portal

O presidente russo, Vladimir Putin, graças a sua política externa competente, conseguiu conquistar uma sequência de grandes vitórias geopolíticas, escreve o portal polonês Mysl Polska.
O portal aponta que Putin conseguiu estreitar as relações entre Moscou e Pequim na dimensão geopolítica, o que foi uma vitória da Rússia.
Segundo o artigo, o conflito russo-ucraniano também fortaleceu as posições da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) no palco mundial.
"A coexistência pacífica e a cooperação no âmbito desta associação facilitam muito a luta pela liderança global com a União Europeia [UE], enredada em suas próprias contradições, e os Estados Unidos, trancados em si mesmos. Essa construção política é um sucesso da Rússia", ressalta a publicação.
Além disso, a matéria enfatiza que a cúpula de Vladimir Putin com seu homólogo estadunidense, Donald Trump, também contribuiu para o fortalecimento das posições de Moscou.
Graças às negociações efetivas com Trump, finaliza o portal, Putin construiu um novo sistema geopolítico que é mais benéfico para a Rússia.
Putin realizou uma visita à China e ficou no país de 31 de agosto a 3 de setembro, participando da cúpula da OCX e realizando várias reuniões bilaterais.
Em Pequim, ocorreram as negociações trilaterais entre Rússia, China e Mongólia, além de encontros entre Putin e o presidente chinês, Xi Jinping.
No final da cúpula, Putin anunciou a assinatura de mais de 20 documentos em áreas como energia, tecnologia, ciência e saúde, destacando a unidade dos países presentes e a confiança no alcance dos objetivos futuros.