RJ em Foco

Tiro na cabeça da sociedade: pizzaiolo assassinado por policial em Niterói é velado em clima de revolta

Parentes e amigos de Danilo Jander Francisco Alves não acreditam que disparo tenha sido acidental e pedem justiça

Agência O Globo - 18/09/2026
Tiro na cabeça da sociedade: pizzaiolo assassinado por policial em Niterói é velado em clima de revolta
Tiro na cabeça da sociedade: pizzaiolo assassinado por policial em Niterói é velado em clima de revolta - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A vida é um sopro, mas algumas pessoas deixam marcas eternas no coração. Essa é uma das frases carinhosas escritas numa blusa que estampa o rosto do pizzaiolo Danilo Jander Francisco Alves, de 26 anos, velado nesta sexta-feira no Cemitério de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A camisa, vestida por parentes e amigos do jovem, exibe o carinho e a saudade deixadas por ele, que perdeu a vida em Icaraí, Niterói, no último sábado. O pizzaiolo chegou a ficar internado no Hospital Estadual Azevedo Lima e teve a morte encefálica confirmada na última terça-feira.

Resgatada por motoristas:

Veja quais são:

— O Danilo era trabalhador, de família, não ofereceu risco algum a ninguém para ele ser parado e terem tirado a vida dele daquela maneira. Foi um tiro na cabeça da sociedade e de todos que acreditam na Polícia Militar, uma instituição bicentenária — desabafou Douglas Willian Alves, tio do pizzaiolo.

Danilo foi baleado durante uma abordagem feita por dois policiais do programa Niterói Presente, na Rua Mariz e Barros. Ele estava de moto e, segundo a família, seguia para o trabalho, onde atuava como ajudante de cozinha. Em um vídeo captado por câmeras de segurança do local, é possível ver que, ao ver a aproximação dos agentes, o jovem se rende, mas, em segundos, um dos PMs dispara spray de pimenta contra ele e, em seguida, o outro atira em sua cabeça.

Na casa onde morava:

A ação foi considerada brutal por Douglas, que pede a elucidação do caso.

— A gente só quer justiça, que tudo seja apurado no rigor da lei. E a gente espera que esse militar que atirou no Danilo seja excluído das fileiras da Polícia Militar. Ele não tem capacidade para envergar aquela farda — disse o tio de Danilo, em tom de revolta.

Segundo ele, o jovem queria fazer faculdade e tinha o desejo de alçar cargos maiores na cozinha:

Estado conclui 30 auditorias em contratos de R$ 2,6 bi:

— O Danilo estava muito feliz na profissãozinha dele. O sonho dele era cursar Gastronomia e ser chef de cozinha.

'Momento de muita dor e revolta'

Douglas Willian tinha uma relação de muita proximidade com o sobrinho, de forma que o acompanhou até os seus últimos dias, fazendo visitas frequentes no Azevedo Lima. Durante o velório, ele e a esposa, Rosane Matias, ficaram responsáveis por acolher e receber dezenas de parentes, como os pais do motociclista, que estão mais fragilizados com a morte.

— Hoje é um momento de muita dor, de revolta e de vários pontos de interrogação que foram deixados. Mas eu acredito muito que, através de Deus, essa justiça vai ser feita aqui na terra. Nenhuma mãe merece sentir a dor que a Débora (mãe de Danilo) e os parentes estão sentindo — afirmou Rosane, que tem recorrido à fé para enfrentar o luto.

Discordância de Martinho, nomes da MPB em lados opostos, debandada de compositores:

Ela e Douglas moram próximo à casa em que Danilo vivia, em São Gonçalo, e acompanharam de perto o crescimento do jovem, de forma que o viam como um segundo filho. Ele fazia visitas rotineiras ao casal, que agora sentirá saudades de receber o sobrinho.

— Nós morávamos a uma distância de uns 500 metros. Toda hora ele estava lá dentro da nossa casa. Ele era uma pessoa maravilhosa, e estava sempre sorrindo, levando alegria às pessoas. Ele era carinhoso, querido por todos, falava com o bairro inteiro — disse Rosane.

Motociata em homenagem a Danilo

Antes de o velório começar, centenas de motoqueiros se uniram para fazer uma motociata em homenagem a Danilo e protestar contra a sua morte. Convocado por amigos do jovem e aderido por outros colegas de profissão e motociclistas, o ato começou no bairro de Gradim, em São Gonçalo, nas proximidades de onde o pizzaiolo residia.

Palácios, chorinho, forró, feira e mercadinho:

A homenagem aconteceu porque Danilo ia de moto para o trabalho e fez amizade com muitos outros motociclistas.

Doação de órgãos

Um dos desejos de Danilo concretizado após sua morte foi o de ser doador de órgãos. O motociclista tinha expressado essa vontade para a família, que atendeu seu pedido.

— A doação de órgãos é um ato de amor porque salva vidas. Imagina a alegria de quem está na fila de espera de doação e recebe uma ligação dizendo que tem um órgão compatível. Então, o Danilo se multiplicou. Ele vive hoje em outras pessoas, levando esperanças a quem já não tinha. Ele teve empatia até na hora da morte. Eu espero que as pessoas consigam viver muito bem com os órgãos dele. O coração grandioso dele seguirá vivo — concluiu Rosane.

O que diz a PM

Em nota, a assessoria de imprensa do Segurança Presente informou que os policiais fizeram um cerco ao motociclista após ele desobedecer a uma ordem de parada durante o patrulhamento em Icaraí. Segundo o órgão, durante a abordagem, um dos agentes efetuou o disparo que atingiu Danilo. O PM responsável pelo tiro foi preso e levado para uma unidade prisional da corporação. A Corregedoria da Polícia Militar acompanha o caso e instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias da ocorrência.

*Estagiária sob supervisão de Claudia Meneses