RJ em Foco

Rio tem três hotéis entre os melhores do mundo pelo Guia Michelin; veja quais são

Seleção foi divulgada nesta sexta-feira e reúne mais de 9.400 propriedades em diversos países

Agência O Globo - 18/09/2026
Rio tem três hotéis entre os melhores do mundo pelo Guia Michelin; veja quais são
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Três hotéis do Estado do Rio estão presentes na seleção deste ano do Guia Michelin. A lista foi divulgada nesta sexta-feira e está disponível nas plataformas do guia (The 2026 Michelin Key Hotels: A Guide to the Global Selection). Na capital, o Belmond Copacabana Palace, em Copacabana, recebeu duas chaves (de um total de três) pelos inspetores. O MGallery, em Santa Teresa, no Centro do Rio, e o Fasano Angra dos Reis, na Costa Verde, têm uma chave. A seleção reúne mais de 9.400 propriedades no mundo, incluindo 2.832 hotéis premiados com chaves. Desse total, 155 possuem três chaves, 657 têm duas chaves e 2.020 obtiveram uma chave.

Segundo o guia, o Copacabana Palace "é o lugar para viver a fantasia do Rio de décadas passadas. Construído em 1923, no início da era do jazz, este reluzente edifício branco se ergue sobre a Praia de Copacabana, inspirado em outros dois hotéis clássicos à beira-mar, o Negresco em Nice e o Carlton em Cannes". Ele é "um símbolo do glamour carioca retrô, um romantismo que ainda vive ao redor do terraço da piscina, onde visitantes abastados se misturam com cariocas atraentes sob o sol do meio-dia, e no Copacabana Piano Bar, onde hóspedes de todos os tipos, incluindo celebridades, se escondem dos paparazzi".

O guia destaca que o hotel está "muito bem conservado, meticulosamente renovado, com algumas melhorias modernas, como o sistema de iluminação que mantém a fachada Belle Époque brilhando intensamente noite adentro. Os quartos são de estilo clássico, sem qualquer traço de minimalismo, e uma espécie de sistema de categorias é rigorosamente aplicado, como é comum em hotéis deste tipo: esqueça um quarto standard de frente para a praia, pois eles simplesmente não existem".

Segundo o guia Michelin, os restaurantes do hotel "são extraordinários, a área da piscina é um espetáculo à parte, e a Praia de Copacabana é o tipo de lugar que você precisa ver antes de morrer — por que não fazer isso com muito estilo?"

Outro hotel carioca no guia é o Santa Teresa Rio - MGallery, em Santa Teresa, no Centro, com uma chave. O guia frisa que o hotel boutique transborda personalidade. São 44 quartos em um estilo híbrido moderno-colonial. "O local é repleto de arte e artesanato indígena, e o design de interiores é, no mínimo, sutil: embora esteja repleto de peças icônicas de designers como o modernista brasileiro Sergio Rodrigues, o que mais chama a atenção é o foco nos materiais, principalmente madeiras nobres brasileiras, tecidos e fibras naturais e até mesmo alguns detalhes em pedra local".

De acordo com o guia, "apesar de pequeno, o Santa Teresa não deixa a desejar em luxos: possui piscina externa e um spa completo com uma linha exclusiva de produtos da Natura. O restaurante e o lounge são mais do que convencionais, o que ajuda a compensar o fato de o hotel não estar exatamente perto dos centros tradicionais do Rio".

Para o guia, o Fasano Angra dos Reis, em Angra, "é elegante e moderno, com uma piscina fantástica e vistas deslumbrantes para o mar, emolduradas por palmeiras. Os quartos são tão luxuosos quanto se espera, com banheiros de mármore e varandas privativas — a maioria com vista para o mar — e todos incluem chinelos Havaianas de cortesia para que você possa se adaptar ao estilo de vida local".

Os inspetores ressaltam que "o restaurante homônimo do hotel serve uma variedade impressionante de pratos à base de frutos do mar, enquanto o restaurante Praia, à beira-mar, oferece opções mais leves. O hotel também conta com uma confeitaria francesa, um spa e um clube infantil".

Os inspetores do guia fizeram visitas anônimas e selecionaram mais de 470 novos hotéis em 79 destinos. A seleção de 2026 apresenta as chaves Michelin em 10 destinos pela primeira vez e promove mais de 80 hotéis dentro da própria seleção.