RJ em Foco
Prefeitura inicia obras contra enchentes no Rio Acari; projeto de R$ 430 milhões prevê beneficiar 80 mil pessoas
Primeira etapa inclui a construção de 740 metros de muros de contenção, melhorias no escoamento e uma nova área de lazer em Jardim América; conclusão está prevista para 2027
A prefeitura iniciou, neste sábado, as obras de combate às enchentes na Bacia do Rio Acari, na Zona Norte. A primeira fase das intervenções prevê o reforço das margens e melhorias no escoamento da água em Jardim América, além da implantação de espaços de circulação e lazer. A previsão é que esta etapa seja concluída no segundo semestre de 2027.
Chove sem parar:
TH Joias:
Executado pela Fundação Rio-Águas, o projeto completo está orçado em R$ 430 milhões, incluindo as obras e os serviços de manutenção do rio. Segundo o município, cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas.
Nesta primeira etapa, serão construídos 740 metros de muros de contenção no trecho da Nova União, com estruturas de pedra e concreto para reforçar as margens. Também estão previstas intervenções no encontro dos rios Acari e Pavuna para facilitar o escoamento da água.
O projeto inclui ainda uma via às margens do rio, calçada, pista de caminhada, quadra poliesportiva, parquinho, academia da terceira idade e uma nova passarela para pedestres. A preparação do terreno já começou, com a demolição e a descaracterização de construções erguidas na margem.
O prefeito Eduardo Cavaliere acompanhou o início dos trabalhos e classificou as enchentes na região como um problema histórico.
— É o maior desafio de alagamento que temos. Não é uma obra trivial, não é uma pracinha, não é botar um asfalto. É uma obra de infraestrutura. Vai ser uma transformação total — afirmou.
Dividido em fases, o projeto prevê a ampliação da calha do Rio Acari ao longo de 3,8 quilômetros, entre a Avenida Pastor Martin Luther King Jr. e o encontro com o Rio Pavuna. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, as intervenções também alcançarão as vias próximas ao curso d’água.
— Vamos fazer uma requalificação completa na calha do Rio Acari. São quase quatro quilômetros de rio que serão completamente revitalizados. Vamos recuperar as vias e também teremos áreas de lazer — disse.
As obras dão continuidade à limpeza do rio, intensificada em novembro do ano passado. Segundo a prefeitura, aproximadamente 143 mil toneladas de resíduos já foram retiradas do leito. Atualmente, máquinas trabalham em trechos da Pavuna, de Coelho Neto e de Honório Gurgel, com prioridade para a área entre as avenidas Brasil e Pastor Martin Luther King Jr.
Moradora da Pavuna há oito anos, a entregadora Isabel do Nascimento, de 53 anos, conta que a água costuma passar da altura dos tornozelos em dias de chuva. Neste sábado, ela retirava lama da porta de casa com a ajuda da filha Yasmin, de 9 anos.
— Estou feliz com a obra, que vai fazer a gente viver melhor, principalmente as crianças, que hoje ficam dentro de casa porque não têm onde brincar. Vai ter quadra, área de lazer e academia. Estamos muito necessitados — disse.
A Bacia do Rio Acari ocupa uma área de 107 quilômetros quadrados e concentra cerca de 20% da população carioca. As cheias afetam principalmente nove bairros da Zona Norte: Acari, Costa Barros, Coelho Neto, Irajá, Barros Filho, Fazenda Botafogo, Jardim América, Pavuna e Colégio.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3CLIMA
ONS projeta chuvas acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior