RJ em Foco
Palácio Capanema receberá o Próxima Parada Samba com filme sobre Beth Carvalho, show de Jorge Aragão e muito mais
Filmes, shows de sambistas e exposição com curadoria de Luana Carvalho. Projeto vai até fevereiro de 2027.
O Palácio Gustavo Capanema, reinaugurado em maio de 2025 após seis anos fechado para obras, receberá a Próxima Parada Samba. O evento, realizado em um dos edifícios mais emblemáticos da arquitetura moderna no Brasil, se estenderá até fevereiro de 2027.
A curadora e idealizadora do projeto, Luana Carvalho, adianta a programação de setembro, que contará com dois fins de semana repletos de atividades.
— A gente inaugura o Próxima Parada Samba com a abertura da exposição “Cidade Batucada”, o Parada Cine Ginga com o filme “Andança: encontros e memórias de Beth Carvalho”, e o Parada Show com Mart’nália no dia 18. No sábado seguinte, dia 26 de setembro, será a vez de Jorge Aragão. Nos dois domingos, teremos o Parada de Bamba, com as rodas convidadas Terreiro de Criolo e Terreiro de Mangueira, entre outras atrações, encerrando a programação do mês de setembro — diz a cantora.
Este ano, a roda de samba foi eleita a melhor do Rio por um júri composto por artistas, escritores e bambas do Brasil. Tradicionalmente, se apresenta em Realengo, na Zona Oeste, no primeiro sábado de cada mês. A apresentação no Capanema, no dia 20 de setembro, oferecerá uma oportunidade para quem deseja conhecer o grupo. Além disso, a roda de samba residente será a Parada da Madrinha, com músicos que tocaram com Beth Carvalho, participações especiais e um repertório que inclui músicas inéditas de grandes compositores.
O Próxima Parada Samba também contará com exposição multimídia, programação infantil, shows, rodas de samba, cinema popular, palestras e oficinas. O projeto é uma ocupação idealizada e dirigida por Luana Carvalho e tem como objetivo contar a história da cidade do Rio através do samba, do futebol e do comportamento.
Entre as mostras visuais, a Expo Cidade Batucada, de Luana e Thayná Trindade, trará fotografias, pinturas e esculturas que representam o nosso corpo urbano, como expressões da nossa alma e do batuque negro ancestral, conforme a sinopse do evento.
Na vertente audiovisual, o Cine Ginga iniciará suas atividades com o filme "Andança: encontros e memórias de Beth Carvalho". Também estão previstas outras obras, como: "O mistério do samba", "Nelson Cavaquinho — Partido alto", "Cartola: música para os olhos", entre outros.
Para os amantes da dança, o Baile Charme de Madureira chegará ao Capanema, numa parceria com o Panorama de Dança e o Parada Vozes. A convidada especial será Patrícia Palumbo, criadora do Vozes do Brasil, que promoverá conversas com novos e consagrados artistas que têm o samba como parte de suas trajetórias.
Durante todo o período de funcionamento, o Quintal da Madrinha oferecerá bebidas e comidas de boteco, enquanto Lou Caldeira estará nas carrapetas com uma seleção de vinis de colecionador, disponíveis para venda.
O Parada Paredão, um painel de seis metros, proporcionará ao público a oportunidade de assistir a artistas de rua convidados fazendo suas pinturas ao vivo durante os dias do evento.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
3ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
4ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
5DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia