RJ em Foco

Rio entra em alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento; Defesa Civil envia aviso por SMS e WhatsApp

Centro de Operações orienta moradores a evitarem áreas alagadas e permanecerem em locais seguros; ventos já eram sentidos em diferentes bairros da cidade na noite deste domingo

Agência O Globo - 31/08/2026
Rio entra em alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento; Defesa Civil envia aviso por SMS e WhatsApp
Pancadas de chuvas no RJ gera alerta para cidadãos - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O avanço dos ventos na noite deste domingo levou a Defesa Civil Municipal a emitir um alerta para toda a cidade do Rio. Às 21h, moradores passaram a receber mensagens por SMS e WhatsApp avisando sobre a previsão de pancadas de chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas, segundo o Centro de Operações Rio (COR-Rio).

Antes mesmo do comunicado oficial, rajadas intensas já eram percebidas em bairros da cidade. Na Zona Norte, moradores do Grajaú relataram ventos fortes por cerca de 40 minutos, indicando a mudança nas condições do tempo.

De acordo com o COR-Rio, a recomendação é que a população permaneça em locais seguros, acompanhe os avisos oficiais e evite deslocamentos desnecessários em áreas sujeitas a alagamentos.

Recomendações da Defesa Civil

O órgão orienta que, durante a chuva, a população adote medidas de segurança:

  • Evitar ruas e áreas alagadas;
  • Não caminhar em locais com acúmulo de água, devido ao risco de correnteza, buracos e objetos submersos;
  • Manter distância de rios, córregos e suas margens;
  • Nunca forçar a passagem de veículos em vias inundadas;
  • Em caso de acionamento das sirenes, dirigir-se imediatamente ao ponto de apoio mais próximo;
  • Permanecer em local abrigado e acompanhar as informações divulgadas pelos canais oficiais.

A Defesa Civil também alerta motoristas para o risco de pistas escorregadias. Entre as orientações estão reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, trafegar com os faróis acesos e evitar o uso do celular ao volante. Se a visibilidade ou as condições da via piorarem, a recomendação é parar o carro em um local seguro até que o tempo melhore.

Como receber os alertas

Os avisos meteorológicos da Defesa Civil podem ser recebidos gratuitamente por dois canais:

SMS: enviar o CEP para o número 40199;

WhatsApp: enviar um “oi” para (61) 2034-4611 para iniciar o cadastro.

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.