RJ em Foco

Moradores bloqueiam viaturas da PM durante operação no Fubá; assista ao vídeo

Ação policial no Fubá e Campinho resultou em um baleado, quatro detidos e apreensões de armas e drogas; criminosos incendiaram ônibus e interditaram vias.

Agência O Globo - 26/08/2026
Moradores bloqueiam viaturas da PM durante operação no Fubá; assista ao vídeo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: OpenAI (GPT Image)

Moradores do Morro do Fubá, na Zona Norte do Rio, atravessaram carros e motos na frente de viaturas e de um veículo blindado da Polícia Militar durante uma operação realizada nesta terça-feira nas comunidades. Imagens que circulam nas redes sociais registraram o momento em que os veículos são usados para tentar impedir o avanço das equipes.

Operação da PM:

Segundo a PM, a operação foi conduzida por agentes do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 18º BPM (Jacarepaguá). Durante a ação, um suspeito foi baleado, quatro pessoas foram presas e um homem morreu após passar mal. De acordo com a corporação, a causa provável da morte foi uma parada cardíaca.

Os policiais também apreenderam uma granada, uma pistola e drogas. Um caminhão foi utilizado como barricada para bloquear uma das vias da região.

A operação provocou uma série de reflexos no trânsito. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a Avenida Ernani Cardoso foi liberada, enquanto a Rua Clarimundo de Melo permanecia interditada nos dois sentidos. Houve ainda registro de distúrbios na Linha Amarela, na altura do Túnel da Covanca.

Segundo o Rio Ônibus, 33 linhas que passam pela região tiveram os itinerários afetados.

Nota da Polícia Militar:

Em nota, a Polícia Militar afirmou que criminosos ordenaram o bloqueio de vias com veículos na tentativa de desmobilizar a atuação das equipes e informou que reforçou o policiamento com agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e das Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom).

Repressão ao crime:

— As ações criminosas são reflexo das operações planejadas da Polícia Militar contra a facção criminosa que atua nas comunidades do Campinho, do Fubá, do Morro do 18, da Praça Seca e em diversas outras de Jacarepaguá, grupo que tem tido seu projeto de expansão territorial fortemente combatido pelas forças de Segurança Pública do Rio de Janeiro — informou a corporação.