RJ em Foco

Rio Rotativo Digital chega nesta segunda-feira a 1.200 vagas de ruas de Barra, São Conrado e Tijuca

Novo sistema de estacionamento substitui antigos talões de papel pelo pagamento via aplicativo Jaé

Agência O Globo - 24/08/2026
Rio Rotativo Digital chega nesta segunda-feira a 1.200 vagas de ruas de Barra, São Conrado e Tijuca
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: OpenAI (GPT Image)

O novo sistema de estacionamento nas vagas de rua da capital fluminense, o Rio Rotativo Digital, chegará nesta segunda-feira a três novos bairros: Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste; São Conrado, na Zona Sul; e Tijuca, na Zona Norte. Ele substitui os antigos talões de papel pelo pagamento via aplicativo Jaé. Foi regulamentado em julho e começou a operar como projeto-piloto no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, com cerca de 900 vagas.

O programa foi implementado pela prefeitura, no último dia 10, na orla e em ruas internas de Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. Com a expansão para 1.200 vagas em Barra, São Conrado e Tijuca, o sistema passa a operar com quatro mil vagas. Ao todo, há 235 guardadores cadastrados para atuar na operação.

Como funciona

Pelo sistema, ao estacionar numa vaga sinalizada, o motorista deve acessar o aplicativo Jaé, selecionar a opção Rio Rotativo, confirmar o endereço identificado pelo GPS, informar a placa do veículo e escolher o período de permanência. O pagamento pode ser realizado por Pix ou cartão de crédito diretamente no aplicativo.

A tarifa continua sendo de R$ 2 para até duas horas de estacionamento, podendo ser renovada até o limite máximo de seis horas. Depois disso, é preciso deixar o espaço livre por pelo menos uma hora. O funcionamento é de segunda a domingo, das 7h às 23h, conforme informado nas placas instaladas nas ruas.

Os guardadores credenciados atuam na orientação aos motoristas sobre o funcionamento do sistema e a utilização do aplicativo Jaé. Eles não recebem qualquer tipo de pagamento dos usuários, já que a aquisição do período de estacionamento é realizada exclusivamente pelo aplicativo.

Além do atendimento aos motoristas, os guardadores auxiliam o Município na coleta de informações sobre a ocupação das vagas por meio da plataforma tecnológica do Rio Rotativo Digital, contribuindo para o acompanhamento e o aprimoramento da operação.

A prefeitura esclarece ainda que os guardadores credenciados não têm poder de fiscalização nem podem aplicar multas. Os autos de infração continuam sendo lavrados exclusivamente pela autoridade de trânsito, como guardas municipais, com base nas imagens e registros gerados pela plataforma tecnológica.

Desde o início da operação, o sistema já contabiliza mais de 103 mil validações de períodos de estacionamento de duas horas. A experiência acumulada com o projeto tem contribuído para o aperfeiçoamento da operação e para a consolidação de um modelo de estacionamento público mais moderno, digital e eficiente, que será gradualmente expandido para outras regiões da cidade.