RJ em Foco

Defesa Civil emite alerta severo para ventos fortes na cidade; Rio entra em estágio 2

Bombeiros pedem para pessoas evitarem lugares abertos nas próximas horas

Agência O Globo - 21/08/2026
Defesa Civil emite alerta severo para ventos fortes na cidade; Rio entra em estágio 2
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Defesa Civil emitiu, no início da tarde desta sexta-feira, um "alerta severo" com previsão de ventos fortes para o estado do Rio. O Corpo de Bombeiros orienta que a população evite locais abertos e busque regiões mais seguras. A capital fluminense entrou em estágio 2 às 18h de quinta-feira. Segundo a previsão do Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a ventania pode variar de forte (entre 52 km/h e 76 km/h) a muito forte (acima de 76 km/h, podendo chegar a 90 km/h). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um aviso de risco de vendavais, prevendo que algumas regiões do estado podem registrar ventos entre 60 km/h e 100 km/h.

Barbárie em Copacabana:

Espancamento:

Conforme informações da prefeitura, o céu estará parcialmente nublado, passando a nublado durante a tarde, com previsão de chuva fraca isolada. O estágio 2 representa o segundo nível em uma escala de cinco e indica riscos de ocorrências de alto impacto na cidade do Rio.

Na Barra da Tijuca:

De acordo com o Inmet, as áreas sujeitas à ventania incluem: Sul Fluminense, Baixadas, Vale do Paraíba Paulista, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, além do Centro e do Norte do estado.

Orientações da prefeitura em caso de ventos fortes

Dentro de casa:

Feche janelas, basculantes e portas de armários para evitar a entrada de ventos no interior.

Persianas, cortinas ou blecautes devem ser mantidos fechados para evitar que estilhaços se espalhem em caso de quebra de janelas.

Desconecte aparelhos elétricos e feche o registro de gás, prevenindo agravamentos em casos de queda de árvores.

Evite deixar objetos que possam cair em locais altos.

Mantenha as árvores do jardim ou do quintal sempre podadas e bem cuidadas.

Fique atento: em caso de falta de luz, evite o uso de velas para prevenir incêndios.

Na rua:

Não se abrigue sob árvores ou coberturas metálicas.

Evite praticar esportes ao ar livre, especialmente no mar.

Evite áreas próximas a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção.

Desvie de cabos elétricos, outdoors, andaimes e escadas.

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos e não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarro em áreas com vegetação.

Fique atento: se houver queda de árvore, a rede de energia pode ter sido rompida, resultando em risco de acidentes causados por raios.

Agia com violência, segundo a polícia:

'São imagens muito fortes':

Rio em Estágio 2:

Thiago Gomide:

Leilão em setembro:

R$ 25 mil em encomendas: