RJ em Foco
Domingo de céu nublado e rajadas de vento no Rio; ressaca termina, mas ciclovia Tim Maia segue fechada
Condições marítimas ainda exigem cautela da população.
O período de ressaca previsto pela Marinha do Brasil para a orla carioca terminou às 6h deste domingo (16). Mesmo com o fim do aviso, a Ciclovia Tim Maia permanece interditada devido ao mar ainda agitado.
O alerta estava em vigor desde as 21h30 de sexta-feira (14), por causa da previsão de ondas de até 2,5 metros no litoral da cidade. Segundo o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio), o trecho fechado da ciclovia fica entre a Praia de São Conrado e a passarela metálica do Vidigal.
A interdição da Ciclovia Tim Maia não afeta o funcionamento da Avenida Niemeyer, que permanece aberta normalmente ao tráfego entre São Conrado e o Leblon.
Previsão do tempo
De acordo com o Alerta Rio, o domingo terá influência de ventos úmidos na capital fluminense. A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, sem chuva.
Os ventos serão moderados, com velocidades entre 18,5 km/h e 51,9 km/h. A partir da tarde, há possibilidade de rajadas pontualmente fortes, entre 52 km/h e 76 km/h.
A temperatura mínima prevista é de 17°C, enquanto a máxima pode chegar a 27°C.
Orientação
Mesmo com o fim do período de ressaca, o COR-Rio orienta a população a evitar o banho de mar e a prática de esportes na água enquanto as condições permanecerem agitadas.
Também são recomendados cuidados com mirantes e áreas próximas ao mar, além de evitar navegação e atividades de pesca. A orientação é ainda para que a população não pedale na orla nas áreas afetadas pelas condições marítimas.
Em caso de afogamento, o COR-Rio reforça que as pessoas não devem tentar realizar o resgate por conta própria. Em situações de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Mais lidas
-
1MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
2ARQUEOLOGIA
Estátua de 2,4 mil anos é encontrada sob pavimento romano na Turquia
-
3POLÍTICA
Cooperação técnico-militar histórica: Rússia reforça laços com a Marinha do Brasil no Rio
-
4RESPONSABILIDADE FISCAL
18 prefeituras estouram teto da folha; Rio Largo e Palmeira são as maiores cidades da lista
-
5ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas