RJ em Foco

Vendaval: prefeitura do Rio apela ao Cacique Cobra Coral e fecha consultoria climática com médium até 2051

Acordo foi fechado em meio às previsões que fenômeno pode voltar a ser registrado neste fim de semana

Agência O Globo - 07/08/2026
Vendaval: prefeitura do Rio apela ao Cacique Cobra Coral e fecha consultoria climática com médium até 2051
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A prefeitura decidiu recorrer mais uma vez à Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) para tentar reduzir os danos que o Rio pode enfrentar devido às consequências das mudanças climáticas e do super El Niño, que pode provocar ventos de até 110 km/h no Estado até o próximo domingo. A consultoria climática, assinada com a GeoRio, terá a duração de 25 anos, válida até 2051. A fundação é liderada pela médium Adelaide Scritori, que afirma incorporar o espírito do Cacique Cobra Coral. A entidade seria capaz de influir no tempo, diminuindo os impactos de fenômenos naturais.

Como funcionam os alertas da Defesa Civil do Rio?

A parceria, que não tem custo para a prefeitura, foi fechada no fim da tarde pelo presidente da GeoRio, Anderson de Andrade Marins, e o extrato do contrato será publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município. Procurado pelo GLOBO, o prefeito Eduardo Cavaliere não comentou o acordo. Na semana passada, outra ventania que atingiu a cidade chegou a 105Km/h, causando estragos e a morte de duas pessoas no desabamento de um muro em Santa Teresa.

Após 'alerta severo' da Defesa Civil,

No fim do ano passado, a Fundação Cacique Cobra Coral havia rompido unilateralmente a consultoria com a prefeitura, alegando descumprimento do acordo, que, em contrapartida, exige o envio de relatórios atualizados de intervenções feitas pelo poder público para minimizar os efeitos climáticos adversos. A exigência volta a ser prevista no artigo terceiro do novo convênio.

O objetivo do acordo, informa o texto do contrato, tem a finalidade de minimizar a ocorrência de possíveis fenômenos climáticos na cidade do Rio de Janeiro.

Os termos do acordo: 'Até 24 horas após a solução das adversidades climáticas, a GeoRio, via mensagem de correio eletrônico, enviará à FCCC a posição geral da situação assistida, para que a mesma suspenda a operação iniciada, com vista à cessação da situação informada'', informa o artigo quarto.

— O Rio é um antigo parceiro, Adelaide inclusive recebeu um título de Cidadã do Rio pelo ex-vereador Eider Dantas (ex-presidente da Rio Luz no primeiro governo Cesar Maia). Na próxima semana, vamos reativar a subsede da FCCC na Barra da Tijuca e ficaremos na ponte aérea Rio-São Paulo. Por isso vamos dar um tempo com nossos parceiros da China e dos Estados Unidos e cuidar do Rio e de São Paulo — disse o porta-voz da FCCC, Osmar Santos, marido da médium.

Casa Civil aciona médium

A iniciativa de procurar a FCC foi do secretário da Casa Civil, Leandro Matieli, que entrou em contato com Osmar. Em mensagem enviada ao porta-voz, ele lembrou que o conhecia desde a época em que foi ajudante de ordens do ex-prefeito Eduardo Paes e o recebia no camarote oficial da prefeitura, no Sambódromo.

O espírito do Cacique Cobra Coral, que Adelaide afirma incorporar, teria sido em outras encarnações o astrônomo e físico italiano Galileu Galilei e o ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln. Nos últimos anos, foi chamada por organizadores de eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo, o réveillon e o Todo Mundo no Rio, que esse ano trouxe a colombiana Shakira para cantar na praia de Copacabana, a fim de tentar que o clima estrague a festa. A médium esteve até em Copenhague, em 2009, durante a escolha da cidade para receber a Olimpíada de 2016.

Parceria desde Cesar Maia

A relação com a Fundação Cacique Cobra Coral e a prefeitura é antiga. Começou com convênios firmados pelo ex-prefeito Cesar Maia ainda em sua primeira passagem pelo governo (1993-1996). Em dezembro de 2008, quando o ex-prefeito Eduardo Paes se preparava para assumir o comando da cidade pela primeira vez, o hoje presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luiz Guaraná, que seria nomeado secretário de Obras, anunciou que não renovaria o convênio, por considerar desnecessário.

Mas um mês depois, Paes recuou após passar a madrugada no Centro de Operações e Resiliência (COR) monitorando as consequências de um forte temporal na cidade.