RJ em Foco
Rio tem 420 fuzis apreendidos no primeiro semestre, 9,1% a mais que em 2025; confira outros dados do ISP sobre crimes no estado
A informação é do Instituto de Segurança Pública (ISP), que mostra ainda ter havido queda nos assaltos a pedestres, em coletivos e de celulares entre janeiro e junho deste ano
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quarta-feira mostram um aumento no número de apreensões de armas no estado do Rio. Ao todo, foram apreendidas 3.250 armas nos seis primeiros meses de 2026, o que representa um crescimento de 9,9% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Somente em junho, foram 395 avaliações .
As apreensões de fuzis também cresceram. Entre janeiro e junho, foram retiradas de circulação 420 fuzis , um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2025. Em junho, o ISP registrou 36 apreensões de fuzis.
Outro indicador que apresentou alta foi a recuperação de veículos. O estado recuperou 10.116 veículos no primeiro semestre de 2026, um crescimento de 16,9% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Em junho, foram 1.210 veículos recuperados, um número 0,3% menor que o registado no mesmo mês de 2025.
As prisões em flagrante também aumentaram no acumulado do ano. Entre janeiro e junho, foram realizadas 22.096 prisões , alta de 4,9% em relação ao primeiro semestre de 2025. Apenas em junho, foram realizadas 3.118 prisões em flagrante, uma redução de 0,8% na comparação com junho do ano anterior.
Os roubos de rua no Estado do Rio caíram 20% no primeiro semestre de 2026 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundos dados divulgados pelo Instituto. O indicador, que inclui roubos de aparelhos celulares, em coletivos e os transeuntes, somou 24.697 ocorrências entre janeiro e junho. No mesmo período, a letalidade violenta recuou 9,9% . Em contrapartida, os roubos de veículos e de carga cresceram 14,5% e 10,1% , respectivamente.
Somente em junho, foram registrados 3.820 roubos de rua , uma queda de 21,9% em relação ao mesmo mês de 2025. Para o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos, o resultado reflete a ampliação do policiamento ostensivo e a intensificação das investigações contra crimes patrimoniais.
— Um dos principais fatores para a redução desses índices é a maior ostensividade da Polícia Militar, com a distribuição do efetivo de acordo com a mancha criminal. Além disso, a Polícia Civil tem intensificado o trabalho de investigação, atuando em toda a cadeia logística dos crimes contra o patrimônio, desde o furto e o roubo até a recepção. Essa estratégia contribui diretamente para a redução desses delitos, que impactam a população e influenciam a sensação de insegurança — afirmou.
A letalidade violenta , que inclui vítimas de feminicídio, homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte, também apresentou redução. Foram registradas 1.778 vítimas no primeiro semestre de 2026, número 9,9% inferior ao mesmo período de 2025. Em junho, houve 249 vítimas , uma queda de 7,8% em relação a junho do ano anterior.
Na direção oposta, os roubos de veículos cresceram 14,5% no acumulado do ano. Entre janeiro e junho, foram registrados 13.436 casos . Em junho, no entanto, o indicador apresentou queda de 29,8% na comparação com o mesmo mês de 2025, totalizando 1.332 ocorrências .
Os roubos de carga também aumentaram no primeiro semestre. Foram 1.733 registros entre janeiro e junho, alta de 10,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho, o estado contabilizou 157 casos , o que representa uma redução de 41,9% frente a junho de 2025.
O que subiu eo que caiu
📉 Cairam
Roubo de rua: - 20% (sem semestre)
Letalidade violenta: - 9,9% (no semestre)
Roubo de carga: - 41,9% (em relação a junho de 2025)
Roubo de veículos: - 29,8% (em relação a junho de 2025)
📈 Subiram
Roubo de veículos: +14,5% (sem semestre)
Roubo de carga: +10,1% (sem semestre)
Apreensão de armas: +9,9% (no semestre)
Apreensão de fuzis: +9,1% (no semestre)
Recuperação de veículos: +16,9% (sem semestre)
Prisões em flagrante: +4,9% (sem semestre)
Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão vinculado ao governo do estado responsável pela consolidação das estatísticas oficiais de criminalidade no Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió