RJ em Foco

'O estado não tem líder', diz Ricardo Couto sobre relação com a Assembleia Legislativa

Governador em exercício mandará ofício à Alerj pedindo que o Diário Oficial do Legislativo seja corrigido, retirando a informação de que o líder do governo é o deputado Rodrigo Amorim (PL)

Agência O Globo - 09/07/2026
'O estado não tem líder', diz Ricardo Couto sobre relação com a Assembleia Legislativa
Ricardo Couto - Foto: Camilla Alcântara / AMARJ

Um equívoco no Diário Oficial do Legislativo registrou o nome do deputado Rodrigo Amorim (PL) como líder do governo. Em entrevista ao GLOBO , ao ser questionado sobre o motivo de o parlamentar constar nessa posição, o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto , se surpreendeu:

Comissão da Alerj aprova uso de tornozeleira eletrônica rosa

— Eu vou até conferir, porque o estado não tem líder. Por que eu tirei o líder do governo? Conversei com o presidente da Alerj, Douglas Ruas (PL) , e afirmei que não teria bandeira partidária. O líder de governo se justifica quando ele é eleito e tem um partido — explicou Couto.

Segundo o governador interino, quando assumiu o cargo, o líder do governo foi o deputado Jair Bittencourt (PL) . Couto, que é presidente do Tribunal de Justiça do Rio, ressalta que não seria consistentemente atrelado a um partido. Ele pedirá à Alerj, por ofício, que a informação sobre o líder do governo seja retirada do Diário Oficial do Legislativo.

Terceiro na linha sucessória ao governo do estado, o desembargador chegou ao mais alto posto do Executivo após a renúncia de Cláudio Castro (PL) , que pretendia concorrer a uma vaga no Senado, mas acabou se tornando inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

— Meu interlocutor passou a ser o próprio presidente da Alerj, Douglas Ruas . Ligo para ele e digo que estou encaminhando um projeto. Todas as vezes que falei isso com ele, ele me atendeu. Sempre foi muito republicano, muito correto e leal — comentou o governador interino.