RJ em Foco
Baleia-jubarte e filhote são avistados em área de conservação de Arraial do Cabo
Monitorada por pesquisadores, a baleia reapareceu na costa fluminense durante a migração anual para águas mais quentes.
Um raro espetáculo da natureza chamou a atenção de pesquisadores e amantes da vida marinha na Região dos Lagos. Uma baleia-jubarte e seu filhote foram avistados em uma área do Parque Estadual da Costa do Sol, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Arraial do Cabo.
O registro foi feito pelo biólogo Felipe Peixoto na manhã do dia 2 de julho, por volta das 8h. As imagens mostram a fêmea acompanhada do filhote durante a passagem pela região.
Segundo o Grupo de Ciência Cidadã Avistamento de Cetáceos RJ, a baleia já era conhecida pelos pesquisadores, que acompanham sua migração anual para a costa brasileira. Neste ano, no entanto, o monitoramento trouxe uma surpresa: pela primeira vez, ela foi observada acompanhada de um filhote.
As baleias-jubarte migram todos os anos das águas da Antártida para o litoral brasileiro em busca de ambientes mais quentes e protegidos, onde se reproduzem, dão à luz e amamentam seus filhotes. Embora a região antártica seja rica em alimento, as baixas temperaturas tornam o local inadequado para a sobrevivência dos recém-nascidos, o que explica a longa viagem realizada pela espécie a cada temporada reprodutiva.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2LOTERIAS
Horário da Quina de São João: veja como acompanhar o resultado
-
3ORGULHO PALMEIRENSE
Professor de Palmeira dos Índios é aprovado em curso nacional de elite do voleibol
-
4FENÔMENO NATURAL
Céu 'pega fogo' em Caracas: fenômeno raro pinta a Venezuela de vermelho
-
5INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião