RJ em Foco

'Irmãos Metralha': Gaeco faz operação contra PMs suspeitos de receber propina do CV

Dois policiais militares são investigados por associação criminosa armada e corrupção passiva majorada.

Agência O Globo - 03/07/2026
'Irmãos Metralha': Gaeco faz operação contra PMs suspeitos de receber propina do CV

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ) cumpriu, nesta sexta-feira, sete mandados de busca e apreensão contra dois policiais militares suspeitos de integrar um esquema de recebimento de propina de traficantes da facção Comando Vermelho (CV) para não combater o tráfico de drogas em comunidades de Japeri, na Baixada Fluminense. Segundo o Ministério Público, há fortes indícios de que os agentes atuavam em associação criminosa armada e praticavam corrupção passiva majorada.

A operação foi realizada com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria-Geral da Polícia Militar. De acordo com as investigações, os dois policiais faziam parte de uma guarnição conhecida como "Irmãos Metralha", que, à época dos fatos investigados, era integrada pelo policial militar Alan Silva do Nascimento e pelos dois agentes alvos das buscas desta sexta-feira.

A investigação teve início a partir da apuração de crimes atribuídos a Alan Silva do Nascimento. Conforme o MP, as investigações já resultaram em uma denúncia por homicídio e em uma condenação por tráfico de drogas e posse ilegal de um fuzil e de munições de calibre restrito.

Durante a apuração, o Gaeco identificou a prática de diversos crimes de corrupção por Alan Nascimento e, segundo os investigadores, também por integrantes de sua guarnição. Os policiais investigados estavam lotados no 24º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento das cidades de Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí.

Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar, a pedido do Gaeco e estão sendo cumpridos em endereços localizados nos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, além do 20º Batalhão da Polícia Militar, em Mesquita, atual unidade de lotação dos policiais investigados.