RJ em Foco

Rio das Pedras tem ônibus sequestrado e usado como barricada

Dez linhas municipais foram impactadas; há relatos de disparos na região

Agência O Globo - 18/06/2026
Rio das Pedras tem ônibus sequestrado e usado como barricada
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Criminosos sequestraram um ônibus nesta quinta-feira, em Rio das Pedras, em Itanhangá, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O veículo, da linha 343 (Jardim Oceânico x Candelária), teve as chaves retiradas e foi usado como barricada.

As caçambas de lixo também foram usadas para interditar a Rua Engenheiro Souza Filho, uma das principais vias da comunidade e o mesmo local onde o coletivo foi atacado.

Investigação

Rio das Pedras tem sido alvo de uma disputa entre milicianos e traficantes do Comando Vermelho (CV). Os grupos disputaram o controle de territórios na comunidade. Há relatos de tiros de tiro na região.

Mais cedo, uma operação da Polícia Civil localizou um cemitério clandestino na localidade conhecida como Sertão. Pelo menos dois corpos foram encontrados.

Impacto no transporte

Segundo a Rio Ônibus, dez linhas municipais precisaram sofrer desvios de itinerário para garantir a segurança de passageiros e rodoviários. As linhas impactadas são:

343 Jardim Oceânico x Candelária

550 Cidade de Deus x Gávea

555 Rio das Pedras x Gávea

557 Rio das Pedras x Copacabana

861 Rio das Pedras x Curicica

862 Rio das Pedras x Barra da Tijuca

863 Rio das Pedras x Barra da Tijuca

878 Tanque x Barra da Tijuca

SV878 Tanque x Barra da Tijuca

880 Rio das Pedras x Terminal Alvorada

Procurada, a Polícia Militar informou que agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) atuam na região para normalizar a situação.

Nota da carga militar

“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), na tarde desta quinta-feira (18/06), policiais militares da unidade atuaram para restabelecer a circulação de veículos na região de Rio das Pedras, após a interdição de uma via por um ônibus atravessado na pista e por motociclistas.”