RJ em Foco

Radiografias odontológicas dos EUA ajudam a identificar corpo de Oliver Tree

Imagens enviadas dos Estados Unidos foram comparadas com a arcada dentária no IML; cantor foi uma das seis vítimas da colisão entre dois helicópteros no Rio

Agência O Globo - 17/06/2026
Radiografias odontológicas dos EUA ajudam a identificar corpo de Oliver Tree
Oliver Tree - Foto: Reprodução / Instagram

A Polícia Civil confirmou, no início da noite de terça-feira, a identificação do cantor californiano Oliver Tree como uma das seis vítimas do acidente envolvendo dois helicópteros, ocorrido no domingo, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O corpo do artista era o único que ainda não havia sido liberado.

Fontes ouvidas pelo GLOBO informaram que o trabalho foi concluído após análise da arcada dentária. Mais cedo, a corporação confirmou ter recebido radiografias odontológicas do cantor, enviadas dos Estados Unidos. As imagens foram comparadas com fragmentos da arcada dentária de um dos corpos no Instituto Médico Legal (IML), no Centro do Rio.

Colisão de helicópteros no Rio

A comparação permitiu a identificação oficial de Oliver Tree. O corpo do cantor teria ficado totalmente carbonizado após a queda, seguida de explosão, de uma das aeronaves. Com a confirmação, os restos mortais poderão ser liberados para traslado e sepultamento.

Os peritos já foram preparados para realizar a identificação por meio de exame de DNA caso a comparação odontológica não fosse possível. As amostras foram coletadas para análises mais elaboradas de confronto genético. Para esse procedimento, seria necessário o envio de material biológico dos pais do artista.

Colisão aéreo

Segundo a Polícia Civil, a investigação sobre o acidente está em andamento na 42ª DP, no Recreio dos Bandeirantes. Até o momento, foram identificados os corpos dos brasileiros Lucas Brito, Charles Marsillac e Alexandre Souza, além dos argentinos Gaspar Prim e Lucas Vignale.

As diligências para apurar as causas da queda das aeronaves também seguem em curso pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Choque no ar

O delegado Alan Luxardo, titular da 42ª DP, informou que solicitou à Torre de Controle do Aeroporto de Jacarepaguá os planos de voo dos dois helicópteros que caíram após se envolverem em uma profundidade na altura do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.

Uma das aeronaves, que transportou um piloto e quatro passageiros, decolou do Aeroporto de Jacarepaguá com destino a Angra dos Reis, na Costa Verde. A outra era tripulada apenas pelo piloto e vinha do Aeroporto Santos Dumont, onde teria deixado um passageiro, com destino a Guaratiba.

Na Zona Oeste

— Estou solicitando à torre de controle os planos de voo. Queremos saber se o corredor aéreo estava sendo utilizado corretamente pelas aeronaves. Também vamos verificar se houve algum contato de rádio entre os pilotos — afirmou o delegado.

A Polícia Civil sabe que uma falha técnica ou humana pode ter causado o acidente. A corporação recebeu imagens das seções entre os helicópteros. A gravação, solicitada por oficial à Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas/Prefeitura do Rio), mostra momentos registrados pelas câmeras logo após o acidente.

Colisão aéreo

Em uma das imagens, captada por um equipamento instalado na Avenida das Américas, é possível ver, às 8h57, as duas aeronaves caindo no canto superior esquerdo do vídeo. No lado direito, também aparecem pedaços de destruição.

A queda, que ocorreu no pátio de uma vendedora de veículos e provocou uma explosão, também foi registrada por uma câmera instalada na esquina das avenidas das Américas e Guiomar Novaes. A imagem mostra ainda uma coluna de fumaça surgindo após o acidente.

Com a queda seguida de explosão, houve incêndio no local. O fogo destruiu cerca de 20 carros elétricos que estavam no pátio.