RJ em Foco
Soranz vai acionar Comissão de Ética e Justiça contra vereador que o ofendeu em plenário
Durante sessão da Câmara do Rio, Marcelo Diniz criticou a gestão da Saúde e usou expressão homofóbica contra o ex-secretário
As declarações feitas em plenário pelo vereador Marcelo Diniz (PSD) contra o ex-secretário municipal de Saúde do Rio Daniel Soranz (PSD) devem parar na Comissão de Ética da Câmara Municipal e na Justiça. Soranz anunciou que ingressará com representação no Legislativo, além de ações nas esferas cível e criminal contra o parlamentar, que é do mesmo partido.
Em discurso nesta terça-feira (9), Diniz chamou o ex-secretário de “vagabundo” e usou a expressão homofóbica “bicha pão com ovo”.
— Fica evidente a agressividade e o descontrole do vereador Marcelo Diniz. Violência e homofobia não podem ser tolerados — afirmou Soranz, na tarde desta quarta-feira.
Na representação, a defesa de Soranz também aponta suposto caráter intimidatório nas falas do vereador. “Não passam despercebidas a carga intimidatória das expressões ‘você está mexendo com a pessoa errada’ e ‘você entrou numa guerra que não vai vencer’, reforçadas pela masculinidade que as acompanha. Conquanto a indeterminação do mal anunciado possa suscitar controvérsia quanto à tipificação penal autônoma da ameaça (artigo 147 do Código Penal), o que aqui releva é o propósito manifesto de intimidação somada à ofensa discriminatória, inscrevendo o episódio no campo da violência política”, diz trecho inicial do documento.
Os dois são candidatos a deputado federal pelo PSD. Nesta quarta-feira, Soranz esteve em comunidades do Itanhangá, como Tijuquinha, Muzema e Morro do Banco, área considerada reduto eleitoral de Diniz.
— Passei o dia falando com moradores e visitando unidades da região; não me intimido — disse Soranz.
No perfil oficial da Associação de Moradores da Tijuquinha no Instagram, o presidente Wernon Presley publicou nota repudiando “todo tipo de ataque preconceituoso a qualquer cidadão, principalmente Soranz, que deu e continua dando grande contribuição para nossas comunidades. Ele merece respeito”.
Durante a sessão de terça-feira, Diniz fez críticas à gestão da saúde municipal e afirmou que faltam medicamentos e médicos em unidades da Zona Sudoeste. O vereador também citou uma suposta convocação de servidores para um evento político. Ao fim do discurso, dirigiu ofensas ao ex-secretário.
“O secretário está convidando as pessoas da saúde para ir lá, para ir lá poder encher, fazer palanque político. Ele está garantindo para a pessoa o seguinte: quem for lá, ele vai dar uma folga. Eu vou provar, eu tenho mensagem. Então, secretário, você é um vagabundo, você tá mexendo com a pessoa errada, aqui tem homem, eu sou vereador da cidade e sou homem. Você entrou numa guerra que não vai vencer, nem a própria classe da saúde vota em você, ninguém gosta de você. Bicha pão com ovo”, declarou Diniz.
Quase no fim da sessão, Marcelo Diniz voltou ao microfone e fez uma mea-culpa, pedindo que a última frase fosse desconsiderada.
O que dizem os vereadores
Líder do PSD, o vereador Marcio Ribeiro informou, por meio de sua assessoria, que “está disposto a conversar para compreender melhor a situação e buscar os entendimentos necessários”. A nota acrescenta que, “como em qualquer questão, é importante ouvir todas as partes envolvidas para entender os fatos e avaliar da melhor forma possível quais encaminhamentos podem ser dados”.
A presidência da Câmara Municipal do Rio ainda não se manifestou.
Marcelo Diniz divulgou nota oficial sobre o episódio.
“Em relação aos fatos ocorridos durante a sessão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizada nesta terça-feira (09/06/2026), o vereador Marcelo Diniz esclarece que suas manifestações ocorreram no contexto de críticas à gestão da saúde pública municipal e à situação enfrentada diariamente pela população que depende dos serviços oferecidos pela rede pública.
O pronunciamento teve como objetivo denunciar problemas recorrentes, como a falta de atendimento adequado, a demora para realização de exames e procedimentos, a escassez de medicamentos e as dificuldades enfrentadas por milhares de cidadãos que aguardam por assistência médica. Em nenhum momento houve a intenção de atacar, ofender ou discriminar qualquer pessoa ou grupo.
O vereador reconhece que, em meio à indignação diante do sofrimento da população e ao compromisso de defender os interesses dos moradores do Rio de Janeiro, algumas expressões utilizadas podem ter sido interpretadas de forma diversa daquela pretendida. Por essa razão, ainda durante a própria sessão, solicitou a retirada das expressões questionadas dos registros oficiais, reafirmando que não compactua com qualquer forma de preconceito ou discriminação.
Marcelo Diniz mantém integralmente suas críticas políticas e administrativas à condução da saúde pública municipal, exercendo o papel constitucional de fiscalização do Poder Executivo e de defesa dos interesses da população.
Por fim, o vereador reafirma seu compromisso com o respeito a todas as pessoas, com o diálogo democrático e com a luta por uma saúde pública digna, eficiente e acessível para todos os cariocas”.
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'
-
5TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros