RJ em Foco
Livro infantil mostra como família supera desafios da síndrome de Down com amor
"O Brilhante Mundo de Julia", escrito pelo Professor Lenine, será lançado durante a 4ª Feira Literária de Guapimirim
A história de uma menina que transformou a forma como uma família enxerga o mundo é o ponto de partida de "O Brilhante Mundo de Julia" . Primeiro livro do Professor Lenine, publicado pela Colli Books Editora, a obra será lançada no dia 12 de junho, às 11h, durante a 4ª Feira Literária de Guapimirim (Flig) , na Arena da Palavra.
O livro narra a trajetória de Julia, filha da autora, desde a descoberta da síndrome de Down até as conquistas que marcaram sua infância e adolescência. Com sensibilidade e linguagem acessível, a publicação aborda temas como inclusão, pertencimento, respeito às diferenças, amizade e empatia, convidando leitores de todas as idades a refletirem sobre a importância da convivência e do acolhimento.
Embora tenha sido escrito para o público infantil, “O Brilhante Mundo de Julia” também dialoga com pais, educadores e profissionais que convivem com crianças atípicas. A proposta é mostrar que a inclusão acontece no cotidiano, nas relações e na forma como a sociedade escolhe enxergar as diferenças.
Segundo Lenine, a principal motivação para escrever o livro foi compartilhar não apenas a evolução da filha diante dos desafios impostos pela síndrome, mas também as transformações vividas pela própria família ao longo desse percurso.
— A motivação de escrever esse livro foi justamente contar como foi o processo de crescimento dela, a evolução da Julia diante das adversidades. Mas, acima de tudo, mostre o quanto nós crescemos com isso e melhoramos como pessoas — explica.
Professor, educador e pai de Julia, Lenine afirma que a filha se tornou sua maior inspiração. Ao longo dos anos, uma família enfrentou diagnósticos difíceis, tratamentos e desafios que exigiram perseverança, mas encontrou na sua própria trajetória motivos para acreditar na superação e na inclusão.
— Ela é minha inspiração. Nada me faz retroceder nas minhas decisões. Sou capaz de enfrentar qualquer coisa ao olhar para ela e perceber que venceu todos os limites que surgiram em sua vida.
Publicado pela Colli Books Editora, o livro chega ao público em um momento especial para a família: o ano em que Julia completa 15 anos. O lançamento marca não apenas a publicação de uma obra literária, mas também a celebração de uma história construída com amor, persistência e aprendizado.
Para o autor, a principal mensagem do livro é a esperança.
— É possível vencer obstáculos. É possível reconstruir caminhos. Com amor, dedicação e acolhimento, é possível ultrapassar limites e ver os projetos acontecerem.
cab:
Lançamento do livro: "O Brilhante Mundo de Julia"
Autor: Professor Lenine
Editora: Colli Books Editora
Data: 12 de junho
Horário: 11h
Local: Arena da Palavra – 4ª Feira Literária de Guapimirim (Flig)
Endereço: Rua Edgard Barbosa, 287 (antigo Posto do Nelson), Parada Modelo, Guapimirim (RJ)
Mais lidas
-
1PERFIL | JUSTIÇA
Quem é a juíza Elizabeth Machado Louro, responsável pelo julgamento do Caso Henry Borel
-
2ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
3ACIDENTE INDUSTRIAL
Fábrica de fogos de artifício pega fogo e causa explosões em Malta
-
4CASO HENRY BOREL
Atual mulher de Jairinho depõe no julgamento e minimiza relatos de violência: 'Defeito dele era a infidelidade'
-
5TÊNIS BRASILEIRO FAZ HISTÓRIA
João Fonseca quebra jejum de mais de 20 anos ao chegar às quartas de final de Roland Garros