RJ em Foco

MP prende Monaliza Escafura, filha do bicheiro 'Piruinha', que estava foragida

Ela foi denunciada por herdar os pontos do jogo do bicho do pai

Agência O Globo - 28/05/2026
MP prende Monaliza Escafura, filha do bicheiro 'Piruinha', que estava foragida
Monaliza Escafura

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpriu, na manhã desta quinta-feira, um mandado de prisão contra Monaliza Neves Escafura, filha do contraventor José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha. Ela foi presa em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Em março deste ano, o Gaeco apresentou nova denúncia contra Monaliza por organização criminosa, apontando-a como líder de uma estrutura armada dedicada à exploração do jogo do bicho, máquinas caça-níqueis e outras modalidades ilegais de jogos de azar. Segundo a denúncia, após a morte de Piruinha, em janeiro de 2025, a filha assumiu o comando direto de parte dos pontos clandestinos do clã Escafura, passando a coordenar as atividades operacionais, financeiras e a ocultação dos valores obtidos com a exploração ilegal.

As investigações indicam que Monaliza movimentou mais de meio milhão de reais provenientes da exploração clandestina de jogos de azar, além de utilizar terceiros como laranjas para ocultar a origem dos recursos ilícitos. O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Especializada em Organização Criminosa.