RJ em Foco
Bombeiros controlam incêndio no Edifício Touring, no Centro do Rio
Chamas começaram na madrugada de sábado em prédio histórico de 1928. Não há registro de feridos.
Um incêndio ocorreu no início da madrugada deste sábado (22), no Edifício Touring, localizado na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro. O prédio, construído em 1928 e tombado em 1960, havia sido reaberto em janeiro deste ano como centro gastronômico, sob a gestão do grupo Belmonte.
O fogo teve início por volta das 0h30, e as primeiras equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local cerca de 15 minutos depois, às 0h45. O edifício abriga quatro ambientes distribuídos em três andares, incluindo uma varanda com vista para a Baía de Guanabara. Até o momento, não há informações sobre feridos.
As chamadas chamaram a atenção dos frequentadores de bares e eventos que virão. Funcionários dos restaurantes deixaram o prédio às pressas, seguindo orientações de segurança.
O imóvel, símbolo da Belle Époque tropical, destaca-se pela torre do relógio, vitrais coloridos, janelas do teto ao chão, terraços e varandas sustentadas por grandes colunas, todos restaurados para abrigar os restaurantes. O projeto original é assinado pelo arquiteto francês Joseph Gire, responsável também por outros ícones cariocas, como o Copacabana Palace, Hotel Glória e Palácio Laranjeiras.
"Um lugar lindo como esse não pode ficar escondido ou perdido. A revitalização da Zona Portuária trouxe muita gente nova, famílias e turistas para passear na região, que ficam sem opção de restaurante, entretenimento ou um espaço para tomar um chope e bater papo", declarou Antonio Rodrigues, dono do Grupo Belmonte, à época da reabertura.
Com cerca de nove mil metros quadrados e capacidade para mais de três mil pessoas, o Edifício Touring acolhe filiais do Boteco Belmonte, do restaurante japonês Azumi, do italiano Il Piccolo e do recém-inaugurado Acervo Bar.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia