RJ em Foco
Saiba quem é o novo prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e vote em qual deve ser a prioridade dele no governo
Aos 31 anos, Eduardo Cavaliere assume a prefeitura do Rio como o prefeito mais jovem desde 1975 e promete protagonismo inédito.
Aos 31 anos, Eduardo Cavaliere (PSD) passa a comandar, a partir da tarde desta sexta-feira, os rumos de uma cidade com 6,2 milhões de habitantes, a segunda maior do Brasil. Ele será o prefeito carioca mais jovem desde a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, superando o próprio Eduardo Paes, que assumiu o cargo aos 39 anos.
Formado em Direito e conhecido pelo perfil workaholic — chegando a enviar mensagens para a equipe durante a madrugada —, Cavaliere ganhou o apelido de "ChatGPT" entre os colegas do alto escalão, em referência à sua disposição para opinar sobre todos os assuntos.
Apesar do alinhamento político com Eduardo Paes, há diferenças: Cavaliere é torcedor do Flamengo, enquanto Paes torce para o Vasco.
“Qualquer que seja o tema de uma reunião, desde a época em que era secretário da Casa Civil, Cavaliere discorre longamente e sempre apresenta sua própria visão. O apelido surgiu em uma dessas reuniões e pegou”, relata o deputado federal Pedro Paulo (PSD), aliado de Paes desde os anos 1990.
Cavaliere é reconhecido por seu perfil rígido e, por vezes, temperamento difícil, características comparadas às de Paes. Agora, terá um papel de protagonismo inédito na história do Rio: desde 1986, quando foram retomadas as eleições diretas nas capitais, nenhum vice havia assumido o comando da cidade ou sido eleito para o cargo.
“Paes já assumiu a prefeitura pensando em se candidatar ao governo do estado. Por isso, desde o início, delegou funções a Cavaliere, que, por sua experiência na Casa Civil e conhecimento da máquina pública, sempre cobrou muito do primeiro escalão. Ele só relaxou um pouco em agosto do ano passado, com o nascimento de sua primeira filha, Maria Beatriz”, revela um colaborador próximo.
Fora da política em 2017, quando atuava como consultor do Banco Mundial, Paes conheceu Cavaliere, que estava em um ano sabático nos Estados Unidos. A afinidade entre ambos fez com que Cavaliere se tornasse peça-chave na campanha de Paes ao governo estadual em 2018.
Em 2020, Cavaliere voltou à cena política para ajudar Paes a retornar à prefeitura. Nomeado secretário de Meio Ambiente, participou da primeira agenda pública do prefeito, reabrindo parques fechados desde a pandemia de Covid-19. Em seguida, assumiu a Casa Civil. Dois anos depois, elegeu-se deputado estadual com 33.688 votos, mas renunciou ao mandato ao ser escolhido vice de Paes em 2024.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
3ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1