RJ em Foco
Polícia Civil desmonta esquema de fraudes bancárias com celulares roubados no Rio
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio e na Baixada Fluminense
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta segunda-feira, uma operação para desarticular um esquema de fraudes bancárias praticadas por meio de invasão de telefones celulares roubados e furtados. Os Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) cumprem mandatos de busca e apreensão em diversos bairros da capital, incluindo Centro, Oswaldo Cruz, Penha, Cachambi, Maria da Graça, Engenho Novo, Ramos e Brás de Pina, além da Vila Valqueire, na Zona Oeste, e nos municípios de São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A investigação foi iniciada em maio de 2025, após a DRCPIM desarticular uma quadrilha de assaltantes e receptores de celulares. Na ocasião, 16 pessoas foram presas e mais de 200 aparelhos foram apreendidos e periciados. Durante os trabalhos de inteligência e remoção de dados, os agentes identificaram que o roubo ou furto desses aparelhos alimentava um esquema de fraude bancária .
Segundo as apurações, o grupo agia de forma estruturada, com divisão de tarefas e um modus operandi bem definido. Inicialmente, os empreendedores adquiriram os aparelhos provenientes de crimes no Mercado Popular de Uruguaiana, no Centro do Rio. Em seguida, violaram os dispositivos para acessar aplicativos financeiros das vítimas, realizando transferências para contas-correntes abertas de forma fraudulenta.
Essas contas foram criadas com documentos falsos ou em nome de pessoas em situação de vulnerabilidade social, aliciadas para atuar como "laranjas" no esquema. Por fim, os valores foram sacados, dificultando o rastreamento do fluxo financeiro após a conversão do dinheiro em papel-moeda.
A ação desta segunda-feira integra mais uma etapa da Operação Rastreio e tem como objetivo aprofundar as investigações sobre a quadrilha, reunir novas provas e avançar na identificação de todos os membros do grupo criminoso.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1