RJ em Foco
Bombeiros atendem mais de cem ocorrências causadas pelas chuvas no estado
Inundações, alagamentos e deslizamentos foram maioria dos casos. Angra dos Reis registra óbito; desabamento deixa dois feridos em Cabo Frio.
O Corpo de Bombeiros permanece em alerta máximo, com equipes mobilizadas, viaturas operacionais, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves para atender às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas que atingem o estado. Desde quinta-feira, a corporação foi acionada para mais de 100 situações emergenciais, sendo 58 apenas entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira. A maior parte dos chamados envolveu inundações, alagamentos e deslizamentos.
Na manhã desta sexta-feira, o 18º Grupamento de Bombeiros Militar (Cabo Frio) atendeu uma ocorrência de deslizamento e desabamento com colapso parcial de uma edificação na Rua João Pessoa, em Cabo Frio, deixando duas pessoas feridas. Em Angra dos Reis, na Avenida Bom Jesus, Parque Belém (Morro do São Lourenço), equipes do 10º GBM atuaram em um deslizamento de terra em encosta, que resultou em uma vítima fatal. O óbito foi confirmado no bairro Parque Belém, após o deslizamento.
O Cemaden-RJ mantém o monitoramento meteorológico 24 horas por dia, emitindo alertas contínuos à população. Desde o início das chuvas mais intensas, na tarde de quinta-feira, foram enviados 34 alertas extremos e severos sobre chuvas intensas, riscos de inundações e deslizamentos, por meio do sistema Cell Broadcast. Os municípios mais afetados incluem Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio das Ostras.
No período, 65 estações de alerta sonoro (sirenes) foram acionadas para avisos de chuva e 30 para mobilização de comunidades em Angra dos Reis, Mangaratiba, Bom Jardim, Barra Mansa, Magé, Barra do Piraí, Teresópolis e Duque de Caxias.
Segundo o Cemaden-RJ, o risco hidrológico é considerado muito alto em Macaé, Rio das Ostras, Paraty, Mangaratiba, Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua e Bom Jardim, e alto em Barra Mansa, Cachoeiras de Macacu, Silva Jardim, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Porciúncula, Sumidouro, Sapucaia, São Sebastião do Alto e Campos dos Goytacazes. O risco geológico também é muito alto em Angra dos Reis e Mangaratiba, e alto em Paraty, Nova Friburgo, Bom Jardim, Resende, Três Rios, Comendador Levy Gasparian e Macaé.
Para as próximas horas, a previsão indica chuvas moderadas nas regiões Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, Serrana e Metropolitana. Nas demais áreas, a expectativa é de chuvas fracas a moderadas.
Maiores acumulados em 24h:
Paraty – Mangueira: 228,39 mm/24h
Angra dos Reis – Areal: 222,95 mm/24h
Rio das Ostras – Leripe: 144,6 mm/24h
Mangaratiba – Muriqui: 129,45 mm/24h
Campos dos Goytacazes – Yacht Club Lagoa de Cima: 127,2 mm/24h
Macaé – São Pedro: 126,2 mm/24h
Queimados – Guandu Dutra (Rio Guandu): 122,2 mm/24h
Nova Iguaçu – Jardim Guandu [A/B]: 115 mm/24h
Rio de Janeiro (Capital): 104,2 mm/24h
Seropédica – Ecologia Agrícola: 118 mm/24h
Mais lidas
-
1TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h