RJ em Foco
Chuva obriga cidades a suspenderem aulas; em Rio das Ostras crianças deixam escola de mãos dadas e com água na cintura
Macaé suspendeu desfiles de Carnaval que aconteceriam até domingo
As chuvas que estão castigando estado levaram as prefeituras de alguns municípios fluminenses a suspenderem as aulas nesta sexta-feira. Em Rio das Ostras, um dos mais afetados, o temporal deixou diversos pontos de alagamento na cidade. Um vídeo que está circulando na internet mostra alunos da Escola Municipal Maria da Penha atravessando de mãos dadas, com água quase atingindo a cintura, nesta quinta-feira. A prefeitura suspendeu as aulas nesta sexta-feira.
rode chuvoso:
Socorro:
O município está entre os que sofreram com as últimas chuvas. Em apenas uma hora, choveu cerca de 140 milímetros, de acordo com os pluviômetros instalados no perímetro urbano e também no distrito de Barra de São João, no município vizinho, Casimiro de Abreu. A intensidade das chuvas em curto espaço de tempo provocou diversos pontos de alagamento em várias localidades e interdições ocasionais de vias.
Até o momento, o município tem 17 pessoas no abrigo da prefeitura, sendo 14 crianças, dois idosos e uma gestante. Todos sendo atendidos pela Secretaria de Assistência Social, que, ainda durante o fim da tarde de quinta-feira, dia 26, prepararam um local para receber, de forma emergencial, quem não teve para onde ir. Os desabrigados estão sendo instalados provisoriamente no Centro Integrado de Convivência (CIC) do Município.
Caso Marielle:
As localidades mais atingidas são Cidade Praiana, Cidade Beira-Mar, Jardim Miramar, Extensão Serramar, Jardim Campomar, Recanto, Nova Cidade, Liberdade, Parque Zabulão, São Cristóvão, Operário, Extensão do Bosque, Extensão Novo Rio das Ostras, Residencial Praia Âncora, Village, Chácara Mariléa, Cláudio Ribeiro, Terra Firme, Enseada das Gaivotas, Jardim Franco e Jardim Patrícia.
Equipes da Defesa Civil, das secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Guarda Ambiental estão nas áreas mais afetadas, atendendo as famílias e trabalhando para recuperar as áreas afetadas.
A cidade de Adilsinho:
—Neste momento, estamos nas ruas atendendo todas as demandas e prestando socorro. O município está recebendo um grande volume de chuva, e é preciso que todos se abram e permaneçam em segurança — alertou o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden--RJ), o risco hidrológico em Rio das Ostras segue alto.
Em Angra dos Reis, também castigada pelo temporal, a prefeitura também suspendeu as aulas da rede municipal nesta sexta-feira. A medida, segundo o município, é preventiva e visa garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores. "Pedimos que todos acompanhem os canais oficiais para novas atualizações. A prevenção é a melhor forma de cuidado neste momento" diz a nota.
Em Macaé, a prefeitura anunciou a suspensão de todos os desfiles de carnaval que aconteceriam entre esta quinta-feira e domingo, na Cidade do Samba. A decisão foi tomada em razão das fortes chuvas que atingem o município e causam diversos transtornos à população. Ainda não há definição de um novo dado para a realização do evento.
Angra dos Reis:
A Secretaria Adjunta de Defesa Civil informou que a previsão de instabilidade na cidade continua, principalmente na Região Serrana, onde o acúmulo de chuva foi significativo. Na área urbana, alunos e professores da Escola Municipal Professora Celita Reid, no bairro Novo Horizonte, foram retirados com apoio das equipes municipais após o avanço da água.
Em Petrópolis, a situação ainda é tranquila, segundo a Defesa Civil local. Porém, a recomendação é de que a população fique atenta aos comunicados oficiais:
— Durante essa madrugada Petrópolis foi acometida por chuva franca e moderada. O maior registro aconteceu no bairro Independência, com 15 minutos, às 6h55 da manhã. Não houve ocorrências graves. Apenas quedas de árvores e pequenos pontos da cidade. A chuva continuará ao longo do dia. É importante dizer que para qualquer emergência é para uma população ligada ao número 199 e acompanhar a rede social da prefeitura e da Defesa Civil de Petrópolis — foi informado pelo secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Mais lidas
-
1TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
2FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h