RJ em Foco
Como emitir o boleto do IPVA 2026 RJ?
Para orientar os proprietários de veículos, o GLOBO preparou um guia com o passo a passo de como emitir a guia para pagamento e evitar erros ou golpe
Os proprietários de veículos no Estado do Rio de Janeiro já podem emitir o boleto O documento é gerado exclusivamente no, onde o contribuinte informa o número do Renavam para acessar o valor do imposto e escolher a forma de pagamento. Os vencimentos começam em 21 de janeiro e variam conforme o final da placa de cada veículo. O imposto pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em até três parcelas, sem abatimento. Para o exercício de 2026, estão isentos do IPVA os veículos fabricados em 2010 ou antes. Para facilitar o acesso ao serviço, O GLOBO reuniu as principais orientações para a emissão correta do boleto. Confira:
IPVA 2026 e licenciamento:
Carnaval de rua do Rio:
Acesso ao site
No site da Secretaria estadual de Fazenda, o acesso é feito através da página específica do IPVA: Na área destinada ao imposto, o contribuinte deve selecionar 'Emissão DARJ IPVA':
Número do Renavam
Na etapa seguinte, o contribuinte deve informar o número do Renavam, que consta no documento do veículo. O sistema orienta que o DARJ do IPVA seja sempre emitido na data que realmente vai realizar o pagamento, já que o documento só pode ser quitado até a data de validade indicada.
O valor
Na tela seguinte, o sistema exibe os dados do veículo e do proprietário, além da base de cálculo, alíquota e valor do IPVA. Nessa etapa, o contribuinte escolhe a forma de pagamento: cota única, com desconto de 3%, ou parcelamento em até três cotas, com datas e valores informados. Para gerar o boleto, basta clicar, na mesma página, na opção à direita da tela identificada pelo símbolo de código de barras, que permite a emissão do documento conforme a escolha feita — pagamento integral ou pela primeira, segunda ou terceira parcela.
Emissão da guia para cota única
Após a emissão, o proprietário passa a visualizar o resumo do DARJ, com a identificação do Renavam, o exercício do imposto, a opção escolhida de pagamento — como cota única —, o valor a pagar, a data de validade do boleto e o código de barras, além do QR Code, que permite o pagamento por Pix. Há também a opção de baixar a guia para impressão. Veja o exemplo de uma guia para cota única:
Modelo do boleto para impressão
Emissão da guia para parcelas
Se a opção for o pagamento da primeira parcela, o sistema exibe o resumo do DARJ com a identificação do Renavam, o exercício do imposto, a indicação de cota 1 de 3, o valor a pagar, a data de validade da guia, além do código de barras e do QR Code, que permite o pagamento por Pix.
Modelo do boleto para impressão
Onde pagar
O pagamento pode ser feito por Pix, diretamente pelo aplicativo do banco do proprietário. Já a quitação por código de barras está disponível exclusivamente nos bancos Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob. Atenção à segurança: Se optar pelo pagamento via Pix, antes de confirmar, verifique se o favorecido é "SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ" (CNPJ 42.498.675/0001-52).
Calendário de pagamento
Se tiver problema para emissão do DARJ
A Secretaria estadual de Fazenda orienta as seguintes verificações:
Se o Renavam foi digitado corretamente e se está licenciado no Estado do RJ.
Se o veículo possui mais de 15 anos de fabricação. Exemplo: para o exercício 2026 estão isentos do IPVA os veículos cujo ano de fabricação é 2010 ou anterior.
Se foi inscrito em dívida ativa. A consulta pode ser realizada na página da dívida ativa da
Caso o pagamento já tenha sido realizado, você pode consultar os detalhes acessando a consulta pagamentos de IPVA no atendimento digital.
MAIS UM IMPOSTO: O LICENCIAMENTO
Além do IPVA, os proprietários de veículos também devem pagar o licenciamento para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) . O calendário para esse licenciamento anual, o calendário divulgado pelo Detran está organizado de acordo com o número final da placa, em três prazos distintos. Até o fim desses prazos (confira abaixo), o CRLV de 2025 continua válido:
VENCIMENTOS
Final de placa 0, 1 e 2 => Até 31/05/2026
Final de placa 3, 4 e 5 => Até 30/06/2026
Final de placa 6, 7, 8 e 9 => Até 31/07/2026
O licenciamento 2026 será feito de forma 100% digital. Para isso é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT) no valor total de R$ 293,71. A guia de pagamento deve ser gerada acessando o site do Bradesco (www.bradesco.com.br).
Para fazer o licenciamento é necessário ter quitado integralmente Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e eventuais multas de trânsito vencidas. Mesmo débitos de anos anteriores impedem a emissão do documento.
Após pagar a taxa o documento digital de licenciamento poderá ser acessado via Posto Digital Detran RJ (no site detran.rj.gov.br), no aplicativo CNH do Brasil ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Para isso, é necessário ter cadastro ao Gov.br, o portal do governo federal para documentação em geral. A solicitação de impressão do CRLV-e deve ser feita em postos de vistoria do Detran RJ.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências