RJ em Foco
Shopping Tijuca: bombeiros seguem em operação rescaldo; duas pessoas morreram em incêndio
Por causa da atuação das equipes, a Avenida Maracanã permanece interditada no sentido Maracanã, na altura da Rua Barão de Mesquita
Equipes do Corpo de Bombeiros seguem na operação rescaldo no Shopping Tijuca, na manhã desta segunda-feira. O centro comercial foi atingido por um incêndio no início da noite de sexta-feira. Duas pessoas morreram — o supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado e a brigadista Emellyn Silva Aguiar Menezes. Outras três ficaram feridas. O shopping segue sem previsão de reabertura.
'Era um irmão para mim. Muito triste',
Sindicato cobra investigação sobre segurança
Por causa da movimentação das equipes a Avenida Maracanã permanece interditada no sentido Maracanã, na altura da Rua Barão de Mesquita, informou o O Centro de Operações e Resiliência (COR), da Prefeitura do Rio. A Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto segue fechada.
O que diz o shopping
Em nota enviada na noite deste domingo, a assessoria de imprensa do Shopping Tijuca que a equipe do centro comercial conseguiu retirar cerca de sete mil pessoas do local "com total segurança". De acordo com o comunicado, "os equipamentos para combate a incêndios exigidos por legislação estavam disponíveis e todos os protocolos de emergência foram cumpridos, inclusive com acionamento de sirenes".
A nota frisa ainda que "a brigada do shopping atuou de forma rápida, conseguindo evacuar a loja e o andar onde ela se encontrava (subsolo) em poucos minutos, até a chegada dos bombeiros. Em aproximadamente 30 minutos, todas as pessoas tinham sido retiradas em segurança, sem tumultos ou ferimentos decorrentes de correria". O texto cita inda que o Shopping Tijuca "conta com 11 pontos de saída de emergência, além de portarias e rotas de fuga dimensionadas e aprovadas conforme as normas técnicas e exigências do Corpo de Bombeiros".
A assessoria de imprensa frisou que as famílias de Emellyn Aguiar e Anderson Paiva estão sendo assistidas.
Moradores deixaram residências
Neste domingo, quase 48 horas após o incêndio, a rotina seguia impactada nas imediações do Shopping Tijuca. Moradores do entorno desviavam a rota para fugir da fumaça.
— Na noite passada, o cheiro era muito forte e havia muita fumaça. Estava entrando nos apartamentos e algumas pessoas preferiram sair — contou o porteiro de um prédio na mesma via.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências