RJ em Foco

Moradores e turistas enfrentam horas de falta de energia no Leme, na Zona Sul do Rio

Problema começou por volta das 17h30 de sábado e segue sem solução até a manhã deste domingo. Segundo a Light causa foi furto de cabos da rede subterrânea

Agência O Globo - 04/01/2026
Moradores e turistas enfrentam horas de falta de energia no Leme, na Zona Sul do Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Moradores, comerciantes e turistas convivem com falta de energia elétrica no Leme, na Zona Sul do Rio, desde a tarde de sábado. Alguns estabelecimentos comerciais instalaram geradores para seguir funcionando. De acordo com a Light , o problema, que começou por volta das 17h30 de sábado e persistia na manhã deste domingo, foi causado por uma "sobrecarga no sistema subterrâneo da companhia, causada por furtos de cabos". Em nota, a concessionária diz que a previsão é de que a energia seja religada até o meio-dia.

A empresa diz ainda que 25 equipes foram mobilizadas para o atendimento no bairro e também em algumas ruas de Copacabana, e que geradores estão sendo instalados como medida emergencial para reduzir os impactos aos consumidores enquanto os reparos são realizados. A concessionária afirma que foi identificado o furto de 3 quilômetros de cabos na região, quantidade que iguala o total registrado em todo o ano de 2025 na localidade.

Para seguir aberto, um supermercado do bairro precisou recorrer a um gerador de alta performance. O mesmo fizeram alguns hotéis. O bairro, contíguo a Copacabana, é um dos mais procurados por turistas que enchem a cidade nesse primeiro fim de semana do ano.

A Light alega que os furtos foram planejados para evitar o flagrante e feitos por "quadrilhas especializadas" que "retiram parte das linhas de distribuição de energia, deixando apenas uma ativa". Como a rede subterrânea possui sistema de contingência para o caso de defeito em um cabo, os demais assumem a carga, mas com o tempo acontece a sobrecarga e a consequente interrupção do serviço.