RJ em Foco
Chuva e vento forte colocam Rio em Estágio 2 na manhã deste domingo
Instabilidade atinge diferentes regiões da cidade, com registros de chuva moderada e fraca em vários bairros
O município do Rio entrou em Estágio 2 às 8h07 deste domingo, devido ao registro de chuva e vento forte na região do Maciço da Tijuca. A informação foi divulgada pelo Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (Cor-Rio), que monitora as condições meteorológicas em tempo real. Além desta localidade, outros bairros em diferentes regiões da capital também estão sob chuva nas primeiras horas do dia.
Ressaca marítima:
Projeto Botinho 2026:
De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva moderada a forte atuam na cidade, com maior intensidade no entorno do Maciço da Tijuca. Mas além da Tijuca, há registro de chuva moderada em áreas como Barra da Tijuca e região do RioCentro, na Zona Sudoeste, assim como no Alto da Boa Vista. Em outros bairros do Centro e Zona Sul a chuva segue fraca, mas contínua, como Copacabana, Santa Teresa e Vidigal.
Por conta do grande volume de chuva acumulado na última hora, a Defesa Civil municipal acionou, às 8h deste domingo, três sirenes na comunidade da Formiga, na Zona Norte. O município conta com um Sistema de Alerta e Alarme composto por 164 equipamentos instalados em 103 comunidades.
Com o acionamento das sirenes, os pontos de apoio foram abertos para que moradores possam deixar suas casas e se abrigar temporariamente até que os acumulados de chuva diminuam. A prefeitura orienta que, ao ouvir o toque da sirene, a população desligue o gás e a energia elétrica, reúna documentos e remédios, leve animais de estimação, auxilie idosos e crianças e se dirija ao ponto de apoio mais próximo. A lista completa de endereços está disponível no site da Defesa Civil e no aplicativo COR.Rio.
A previsão para as próximas horas indica céu nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, principalmente na próxima hora. As condições seguem sendo acompanhadas pelas equipes do Cor-Rio e da Defesa Civil.
A Defesa Civil Municipal alerta para o risco de deslizamentos de encostas. Em caso de sinais como rachaduras, movimentação de terra, inclinação de árvores, barulhos ou estalos em imóveis, a orientação é ligar para o número 199. Em situações de emergência, o contato deve ser feito pelo 193, do Corpo de Bombeiros. A recomendação é sair imediatamente de casa e buscar um local seguro.
Estágio 2
Em Estágio 2, a orientação da prefeitura é para que a população mantenha a rotina, mas fique atenta a possíveis mudanças no tempo. Moradores devem acompanhar as atualizações da previsão meteorológica pelos canais oficiais do Alerta Rio e do COR, além dos meios de comunicação.
A Defesa Civil reforça a importância do cadastro no sistema de alertas por SMS. Para receber as mensagens, basta enviar o CEP da residência para o número 40199. O serviço é gratuito. A recomendação também é baixar o aplicativo oficial da prefeitura para receber informações em tempo real sobre ocorrências e condições climáticas na cidade.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias