RJ em Foco
Além de dois brigadistas mortos, incêndio no Shopping Tijuca deixou um terceiro profissional da área ferido
Morador de japeri, ele foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar e, em seguida, transferido para uma unidade hospitalar privada
Além dos dois brigadistas mortos, o incêndio que atingiu o subsolo do Shopping Tijuca no início da noite de sexta-feira deixou um terceiro profissional da área ferido. Morador de Japeri, ele foi socorrido inicialmente no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ao longo de sábado, o paciente foi transferido para unidade hospitalar privada, com quadro de saúde estável.
'Cheiro insuportável. Achei que fosse morrer':
Flamenguista, religiosa e dedicada à família:
O supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado e a brigadista Emellyn Silva Aguiar Menezes foram identificados pela Polícia Civil como os dois mortos no incêndios. Três pessoas ficaram feridas: o brigadista, uma mulher que foi atendida na porta do shopping e liberada e a jovem Kemilly Soares da Silva, que foi atendida na UPA da Tijuca e liberada.
O incêndio
O incêndio atingiu o Shopping Tijuca, na Zona Norte, no início da noite de sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, os quartéis da Tijuca e de Vila Isabel foram acionados às 18h28 para o combate às chamas, que teriam começado em uma loja de decoração. No início da madrugada foi confirmada a informação de que duas pessoas morreram. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas.
A Polícia Civil informou que uma perícia será feita neste sábado no shopping e que a investigação está a cargo da 19º DP (Tijuca). Em entrevista ainda na madrugada deste sábado, o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, contou que os dois brigadistas mortos foram encontrados na loja do subsolo, onde ocorreu o incêndio.
— Uma delas estava bem próximo ao foco original, no mezanino da loja, onde começou o fogo, e a segunda vítima, no térreo. Provavelmente desceu, tentou realizar o escape, mas não conseguiu. O fogo se concentra no subsolo do shopping numa loja com material de fácil combustão com artigos diversos de decoração, como colchões. Isso dificultou muito o trabalho de fazermos a exaustão da fumaça. Nossos bombeiros tiveram um trabalho hercúleo, de muita técnica, de forma que não deixasse que esse fogo se propagasse e aí sim poderia ser uma grande tragédia — disse o subcomandante, na ocasião.
Em nota, a superintendência do Shopping Tijuca informou que mais de 7 mil pessoas estavam no local quando o incêndio começou em uma loja de decoração no subsolo. Segundo a administração, a evacuação seguiu os protocolos de emergência, com acionamento de alarmes, e a brigada atuou rapidamente para esvaziar a área. O shopping afirmou que os bombeiros foram acionados e seguem no local, com apoio de equipamentos adicionais de ventilação e exaustão. A direção lamentou as duas mortes, disse prestar apoio às famílias e afirmou colaborar com as investigações.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias