RJ em Foco
Bombeiros descem ao subsolo do Shopping Tijuca para mapear foco do incêndio que deixou dois mortos e três feridos
Local foi apontado por corporação como ponto de partida das chamas
Uma equipe formada por oito militares do Corpo de Bombeiros desceu até o subsolo do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio, por volta das 17h30 deste sábado, para mapear o terreno e obter uma avaliação mais precisa do rescaldo do incêndio que começou na noite de ontem. Esse local foi apontado pela corporação como o ponto de partida das chamas, que teriam começado numa loja de decoração. Até o momento, dois brigadistas morreram, e outras três pessoas ficaram feridas.
Tragédia:
Trabalho dificultado:
No total, 75 militares de 15 quartéis da corporação atuam no combate às chamas, que já duram mais de 22 horas. Embora o fogo esteja sob controle, o interior do shopping ainda apresenta grande quantidade de fumaça e temperaturas elevadas, sobretudo no subsolo, o que dificulta o avanço das equipes.
A iniciativa de mapeamento ocorre após diversas tentativas de dissipação da fumaça que se espalhou pelo prédio. Entre as ações realizadas, estão o uso de um helicóptero para deixar militares no telhado, permitindo a abertura das portas de emergência de cima para baixo, e a abertura de quatro buracos na estrutura ao lado do acesso principal, na Avenida Maracanã, para facilitar a ventilação do local.
Acesso por aeronave
Uma aeronave do Corpo de Bombeiros pousou, por volta das 15h deste sábado, no topo do Shopping Tijuca para o desembarque de militares que atuam no combate ao na Zona Norte. A medida foi adotada após as equipes enfrentarem dificuldades de acesso ao interior do edifício por terra, em razão da grande quantidade de fumaça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a estratégia incluiu a abertura de portas de emergência para facilitar a dispersão da fumaça acumulada no prédio. Com isso, os militares iniciaram o trabalho de ventilação forçada e abertura de acessos de cima para baixo, a partir da cobertura do shopping.
Antes disso, por volta das 14h, uma retroescavadeira chegou ao local e deu início à abertura de um buraco em uma parede lateral do Shopping Tijuca, próxima ao acesso principal, na Avenida Maracanã.
Dia seguinte:
A intervenção teve como objetivo criar uma nova entrada para auxiliar as equipes de resgate e acelerar o escoamento da fumaça.
Apesar da complexidade da operação, o trânsito na região segue tranquilo.
Drama:
Trânsito
Equipes da Guarda Municipal e da CET-Rio atuam no entorno para orientar os motoristas e garantir a fluidez.
A Avenida Maracanã permanece parcialmente interditada: o sentido Maracanã está fechado ao tráfego, enquanto o sentido Usina segue liberado.
CLIQUE AQUI E VEJA NO MAPA DO CRIME DO RIO COMO SÃO OS ROUBOS NO SEU BAIRRO
I
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias