RJ em Foco
Brigadista que morreu em combate a incêndio no Shopping Tijuca era flamenguista, evangélica e dedicada à família
Emellyn Silva Aguiar Menezes foi encontrada somente à 1h45 da madrugada deste sábado por bombeiros
Emellyn Silva Aguiar Menezes se apresentava nas redes sociais como brigadista, administradora e evangélica — na biografia do Instagram, fazia até referência ao Salmos 17:8: "Guarda-me, Senhor, como a menina dos Teus olhos". Nas publicações, dedicava-se a compartilhar fotos em viagem, algumas delas na companhia da mãe Denise Aguiar, e com amigos. Emellyn foi uma das vítimas do incêndio no Shopping Tijuca, na noite dessa sexta-feira. Ela atuava na contenção das chamas e ficou desaparecida por cerca de sete horas até ser encontrada sem vida pelos bombeiros. Além dela, o supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado também morreu. Outras três pessoas foram socorridas e levadas para hospitais, onde se encontram estáveis.
'Era um irmão para mim. Muito triste',
Sindicato cobra investigação sobre segurança
A última postagem de Emellyn foi há dois dias, quando comemorou o réveillon na primeira festa evangélica de virada do ano no Rio — organizado por Josué Valandro, a maraVira aconteceu no estádio do Maracanã. Na legenda, ela escreveu: "Encerrando 2025 com chave de ouro e começando 2026 da melhor forma possível!". Sorridente, ela aparece nas fotos ao lado da mãe, celebrando o espetáculo musical e a queima de fogos.
As duas também aparecem juntas em dezenas de outras fotos, como na celebração da conquista da Libertadores pelo Flamengo, em novembro passado, e na Marcha para Jesus, em maio. Já em janeiro, Emellyn divulgou fotos da formatura, dedicando o momento à mãe:
"Obrigada Mãe! Mãe, meu maior apoio. Sempre me incentivando e acreditando em mim, mesmo nos momentos mais difíceis. Sua dedicação e amor foram fundamentais para que eu pudesse realizar esse sonho".
Nessa publicação, a brigadista também homenageou sua pet de estimação: "Quero também mencionar a minha Sofia, que sempre esteve ao meu lado, provando que o ditado 'o cachorro é o melhor amigo do homem' é verdade".
O diploma também foi referenciado a Deus por ela. Em agradecimento, Emellyn destacou que "Celebrar essa conquista é um lembrete do quanto Deus é fiel e generoso. Estou animada para o que o futuro reserva e confiante de que, com a orientação de Deus, muitas outras realizações virão. Obrigada, Senhor, por tudo!".
O incêndio
O incêndio atingiu o Shopping Tijuca, na Zona Norte, no início da noite de sexta-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, os quartéis da Tijuca e de Vila Isabel foram acionados às 18h28 para o combate às chamas, que teriam começado em uma loja de decoração. No início da madrugada foi confirmada a informação de que duas pessoas morreram. Uma das vítimas fatais foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar onde chegou sem vida. Emellyn Aguiar foi retirada de dentro do shopping sem vida por volta de 1h45 deste sábado. Ela não apresentava sinais de queimaduras e a primeira hipótese é de que a morte tenha acontecido por inalação de fumaça. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas.
A Polícia Civil informou que uma perícia será feita neste sábado no shopping e que a investigação está a cargo da 19º DP (Tijuca). Em entrevista ainda na madrugada deste sábado, o coronel Luciano Sarmento, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, contou que os dois brigadistas mortos foram encontrados na loja do subsolo, onde ocorreu o incêndio.
— Uma delas estava bem próximo ao foco original, no mezanino da loja, onde começou o fogo, e a segunda vítima, no térreo. Provavelmente desceu, tentou realizar o escape, mas não conseguiu. O fogo se concentra no subsolo do shopping numa loja com material de fácil combustão com artigos diversos de decoração, como colchões. Isso dificultou muito o trabalho de fazermos a exaustão da fumaça. Nossos bombeiros tiveram um trabalho hercúleo, de muita técnica, de forma que não deixasse que esse fogo se propagasse e aí sim poderia ser uma grande tragédia — disse o subcomandante, na ocasião.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias