RJ em Foco

Bombeiros dizem que incêndio no Shopping Tijuca teve início em área de difícil acesso e muita concentração de fumaça

Trabalho de combate às chamas exigiu atuação técnica especializada, incluindo o emprego de equipamentos de proteção respiratória autônoma e de ventilação mecânica

Agência O Globo - 03/01/2026
Bombeiros dizem que incêndio no Shopping Tijuca teve início em área de difícil acesso e muita concentração de fumaça
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Os bombeiros informaram que as chamas no Shopping Tijuca, na Zona Norte, tiveram início em uma área de difícil acesso, no subsolo do estabelecimento, provocando intensa concentração de fumaça. O trabalho de combate ao fogo, segundo a corporação, exigiu atuação técnica especializada, incluindo o emprego de equipamentos de proteção respiratória autônoma e de ventilação mecânica para dispersão dos gases e garantia da segurança das equipes. O incidente resultou em duas mortes e três feridos.

Fogo em loja de decoração:

Drama:

Mais cedo, por meio de nota, o estabelecimento confirmou que o incêndio começou na loja Bellart, de materiais de decoração. O shopping disse ainda que equipe atuou prontamente para conter a situação e cumpriu o protocolo de emergência com a devida evacuação de visitantes e lojistas em segurança. Já alguns frequentadores relataram não ter ouvido alarme e também reclamaram na demora em receber orientações para que deixassem o local.

Pesar:

Uma frequentadora contou que ter sido informada de que havia um princípio de incêndio na loja, localizada no subsolo, às 18h, mas só foi orientada a sair do shopping por volta das 19h. Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros informou que o quartel da Tijuca foi acionado às 18h28 para a ocorrência.

Nesta manhã, a corporação mobiliza cerca de 65 militares de 15 unidades operacionais, com o apoio de 22 viaturas. Os bombeiros informaram ainda que a ocorrência permanece em andamento e que, no momento, o incêndio encontra-se controlado, sem possibilidade de propagação. As equipes seguem fazendo o resfriamento do local.

Réveillon 2026:

As vítimas

No início da madrugada foi confirmada a informação de que duas pessoas morreram. Uma das vítimas fatais foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar onde chegou sem vida.

A outra, uma mulher, brigadista, foi retirada de dentro do shopping sem vida por volta de 1h45 deste sábado. Ela não apresentava sinais de queimaduras e a primeira hipótese é de que a morte tenha acontecido por inalação de fumaça. Pelo menos outras três pessoas ficaram feridas.