RJ em Foco
Explosão em subestação da Enel afeta seis municípios do Grande Rio
Concessionária afirma que equipes seguem em campo para normalizar serviço
Uma explosão em um equipamento da subestação de Alcântara, em São Gonçalo, interrompeu o fornecimento de energia para clientes de pelo menos seis municípios da Região Metropolitana do Rio na madrugada desta quarta-feira (31). Segundo a Enel Distribuição Rio, foram afetadas áreas de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Itaboraí, Duque de Caxias e Magé.
De acordo com a concessionária, o incidente ocorreu durante fortes chuvas e descargas atmosféricas na região da subestação. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 3h e conseguiu controlar rapidamente o incêndio, sem registro de feridos.
Moradores relataram momentos de tensão. “Escutei um barulho muito forte e, logo em seguida, a luz começou a piscar. Olhei para fora e vi um clarão, como se fossem raios intermitentes, mas não era raio. Era algo vindo da subestação. Foram vários curtos, com um clarão muito intenso, algo que eu nunca tinha visto. Depois disso, tudo apagou. Peguei apenas o final no vídeo. Eram exatamente 2h56 da manhã. A partir dali ficou um breu. Alcântara, Laranjal, Trindade, Rede Catarina, pelo que consegui observar, estava tudo sem luz, pelo menos nessa região do Catarina”, descreveu um morador.
A Enel informou que, desde os primeiros minutos após a ocorrência, realizou manobras remotas na rede elétrica para reduzir o número de clientes impactados, enquanto equipes técnicas iniciaram inspeção na subestação para identificar a causa do defeito. Ainda segundo a distribuidora, até o início da manhã, o fornecimento de energia já havia sido restabelecido para 99% dos clientes atingidos.
As equipes seguem atuando para normalizar o serviço para cerca de 4 mil clientes, concentrados principalmente no município de São Gonçalo, segundo a empresa.
Apesar do comunicado oficial, moradores relataram que permaneciam sem energia elétrica em bairros como Trindade e Laranjal. Nas redes sociais, internautas também questionaram a versão apresentada pela concessionária sobre as condições climáticas no momento do incidente.
“Perdi as contas de quantas vezes aquela subestação pegou fogo durante minha vida. Trindade sem luz ainda”, escreveu um morador.
Outro internauta contestou a informação de chuva intensa: “Forte temporal aonde? Só caiu uma gota de chuva e pronto, a luz se foi”.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela