RJ em Foco
Ressaca com ondas de até 2,5 metros exige atenção de quem vai curtir o réveillon na praia
Quem for à praia para assistir aos shows e à queima de fogos também deve levar capa de chuva, alerta a meteorologia.
Cariocas e turistas vêm aproveitando o calor do verão para estender o banho de mar até a noite, apesar da recomendação contrária do Corpo de Bombeiros. No entanto, o último dia do ano promete águas agitadas, o que pode até dificultar o tradicional ritual de pular sete ondas. A Marinha emitiu um alerta de ressaca para o litoral do Rio até Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, válido do meio-dia desta quarta-feira até as 6h de quinta-feira. Especialistas apontam que o mar pode registrar ondas de até 2,5 metros de altura e, durante a noite, a força das ondas pode ser dez vezes maior do que a observada pela manhã.
Logo cedo, agentes do Corpo de Bombeiros irão percorrer as praias cariocas para avaliar as condições do mar. Dependendo da situação, o risco será sinalizado com bandeiras verde, amarela ou vermelha. A bandeira vermelha indica que o banho de mar não é recomendado e o ideal é aproveitar os chuveirões para se refrescar. À noite, devido à baixa visibilidade, o banho de mar é desaconselhado mesmo com ondas aparentemente mais calmas.
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 16 praias da Zona Sul estão próprias para banho durante o feriado. Copacabana, Ipanema e Leblon fazem parte dessa lista, mas Flamengo e Glória não foram aprovadas nos testes de balneabilidade. Na Zona Oeste, Recreio e Barra da Tijuca estão liberadas, assim como todas as praias da Ilha de Paquetá.
Com a expectativa de grande público nas areias durante a virada, a previsão é de mar agitado, o que aumenta o risco para banhistas. O tenente-coronel Fabio Contreiras orienta que o tradicional ritual dos sete pulinhos seja feito longe da arrebentação e o mais afastado possível da água. “A fé é fundamental, mas precisamos priorizar a vida e lembrar que a natureza é implacável. O mar estará com muita energia e correnteza forte, capaz de derrubar e arrastar idosos ou crianças”, alerta o oficial dos Bombeiros.
A Marinha, que realizou vistorias em embarcações nos últimos dias para organizar o trânsito marítimo durante o réveillon, estuda reduzir o número de autorizações para barcos acompanharem a queima de fogos em Copacabana devido à ressaca. Até o momento, a Força não se manifestou oficialmente sobre a medida.
Outra recomendação é evitar mirantes e pedras próximas ao mar, como no Arpoador e no Leblon. Ciclistas também devem suspender o uso da orla caso as ondas atinjam a ciclovia.
Além do mar agitado, quem for à praia para shows e queima de fogos deve se preparar para possíveis pancadas de chuva. Segundo o Alerta Rio, o calor permanece intenso, com temperaturas entre 22°C e 38°C no último dia do ano, mas há previsão de chuvas isoladas à tarde e à noite.
Para quem espera um alívio nas temperaturas logo no início de 2026, será preciso aguardar mais um pouco. As pancadas de chuva devem continuar nos próximos dias, e a temperatura só deve cair a partir de sábado, com mínima prevista de 19°C e máxima de 32°C.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela