RJ em Foco

Réveillon no Rio 2026: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa

Bairro tem alterações importantes no trânsito e o acesso será controlado. São três palcos com música ára todos os gostos e um show de fogos que promete 12 minutos de um espetáculo de tirar o fôlego

Agência O Globo - 31/12/2025
Réveillon no Rio 2026: tudo o que você precisa saber antes de sair de casa
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Os detalhes que envolvem o réveillon de Copacabana são muitos. Tudo em escala gigante, proporcional ao tamanho da festa reconhecida pelo Guinness World Records este ano como a maior do gênero no planeta. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para curtir o megavento do começo ao fim. Como chegar e sair de Copa, onde estão os palcos, qual os horários dos shows, como será a queima de fogos, o que pode e o que não pode levar para praia e os pontos de revista no acesso à orla:

Shows para todos os gostos

O réveillon 2026 no Rio terá como tema "A maior virada do mundo". Ao todo, serão mais de 70 atracões em todos os palcos da cidade. A festa na Praia de Copacabana terá apresentações em duplas no palco principal, montando em frente ao hotel Copacabana Palace. Com transmissão ao vivo pela TV Globo, Globoplay e Multishow, a programação aposta em grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, que terá como convidado Ney Matogrosso; Alcione; Belo; Iza; e João Gomes.

Palco Rio (em frente ao Copacabana Palace)

18h às 4h (nos intervalos) - DJ Cathy

20h - Gilberto Gil + Ney Matogrosso

22h30 - Belo + Alcione

0h12 - João Gomes + Iza

2h - Alok

3h30 - Beija Flor

Palco Samba (na altura da rua República do Peru)

18 às 3h - DJ Tamy (nos intervalos)

20h - Roberta Sá

22h - Mart'nália

0h12 - Diogo Nogueira

2h - Feyjão convida Bloco da Preta

3h30 - Acadêmicos do Grande Rio

Palco Leme

18 às 4h DJ Marcelo Araújo (nos intervalos)

19h20 - Midian Lima

20h45 - Samuel Messias

22h15 - Thalles Roberto

0h12 - Grupo Marcados

12 minutos de queima de fogos

A queima de fogos deste ano em Copacabana terá novidades. Além da ampliação de dez para 19 balsas posicionadas ao longo da praia para o disparo dos artefatos, eles serão apresentados em um formato diferente. O espetáculo está previsto para durar 12 minutos com detonações simultâneas ou em linhas. Os fogos terão diversas tonalidades, tamanhos e formas, mas sem mistura de cor. Parte desses efeitos especiais são inéditos no Brasil, inclusive os momentos batizados de ‘’balé dos fogos’’, quando as detonações darão a impressão de seguir o ritmo da trilha sonora da festa.

Para chegar em Copacabana

Como ir de metrô: embarque só com passaporte especial

O MetrôRio montou uma operação especial para o réveillon 2026, que será realizada das 19h do dia 31 de dezembro até as 5h do dia 1º de janeiro. Durante esse período, o embarque no sistema metroviário só será permitido mediante o uso do passaporte de embarque do réveillon 2026, composto por QR code para a ida e pulseira obrigatória para a volta.

A venda dos bilhetes especiais já acontece e é feita exclusivamente pelo aplicativo ou site da concessionária, no endereço: https://www.metrorio.com.br/reveillon

Valor e regras do passaporte

Preço: R$ 15

Dá direito à ida e volta do evento

Válido apenas na noite do réveillon

Sem possibilidade de reembolso ou uso posterior

A venda digital será encerrada às 18h do dia 31 ou antes, caso os passaportes se esgotem. O MetrôRio orienta que os clientes façam a compra com antecedência.

Escolha de horário na ida

Para a ida à Praia de Copacabana, o passageiro deverá escolher, no momento da compra, uma das cinco faixas de horário:

19h

20h

21h

22h

23h

O cliente receberá um QR Code, que deverá ser apresentado para embarque exclusivamente no horário escolhido. A principal novidade deste ano é a pulseira de retorno, que será entregue ao passageiro logo após a validação do QR Code nas catracas, na ida ao evento. O objetivo é agilizar e melhorar o fluxo de embarque na volta.

A pulseira é obrigatória para o retorno

Válida da meia-noite até as 5h do dia 1º

O embarque após o evento ocorre sem horário fixo

Quem não usar o QR Code na ida

Mesmo quem não utilizar o QR Code na ida e for embarcar no metrô após a meia-noite deverá retirar a pulseira de retorno no dia 31, das 14h às 22h, nas seguintes estações:

Siqueira Campos/Copacabana

Cantagalo/Copacabana

General Osório/Ipanema

Jardim Oceânico/Barra da Tijuca

Maracanã

Para ida e volta, a concessionária recomenda que os passageiros priorizem a estação Siqueira Campos/Copacabana.

Como sair de Copacabana após o réveillon 2026: veja esquemas de metrô, trens, ônibus e trânsito

Como ir de trem

A Estação Central do Brasil terá esquema especial:

Fecha em 31/12 às 21h15

Reabre em 1º/1 às 00h20

Intervalos

Da reabertura até 2h: 17 minutos

A partir de 2h: intervalo de uma hora

Como ir de ônibus: operação concentrada em Botafogo

A Secretaria Municipal de Transportes (Smtr) montou um esquema especial para os ônibus, com concentração da operação na região de Botafogo, na Zona Sul do Rio, incluindo o Terminal Enseada de Botafogo e pontos intermediários na Praia de Botafogo.

Réveillon 2026 no Flamengo: programação conta com shows de Moacyr Luz, Samba do Trabalhador e tributo a Raul Seixas

A partir das 19h, haverá fechamento do tráfego para veículos particulares em Copacabana, sendo permitido apenas o acesso de ônibus de linhas regulares e táxis.

Entre 18h e 21h, 24 linhas municipais e 11 linhas intermunicipais passarão a circular de forma especial em Copacabana para levar os passageiros até os palcos do réveillon. As linhas circularão pela Avenida Prado Júnior, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com o desembarque na Avenida Princesa Isabel. Os ônibus estarão sinalizados com a identificação “Réveillon Copacabana”.

Às 21h, tem início a operação especial do Terminal Enseada de Botafogo, com fechamento total das vias da região, inclusive para ônibus e táxis. A previsão é de que a operação do terminal seja encerrada às 5h, com reabertura gradual das vias interditadas, exceto na área de lazer da Avenida Atlântica.

Entre 21h e 5h, os embarques ocorrerão exclusivamente no Terminal Enseada de Botafogo, com organização por grupos de linhas, facilitando a orientação dos passageiros. As partidas contemplam linhas com destino à Zona Norte, Ilha do Governador, Centro e Grande Tijuca, Zona Oeste e Zona Sudoeste. Também haverá operação especial de linhas intermunicipais, com destinos para a Baixada Fluminense, Leste Fluminense e Região Serrana, incluindo municípios como Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Petrópolis, com horários programados ao longo da madrugada.

Acesso a Copacabana

A partir das 19h, veículos particulares não poderão circular

Apenas ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso

Chegada ao evento

Entre 18h e 21h:

24 linhas municipais

11 linhas intermunicipais

Circularão de forma especial por Copacabana, com desembarque na Avenida Princesa Isabel, sinalizadas como “Réveillon Copacabana”.

Por onde chegar, quais ruas estarão bloqueadas e onde estacionar

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) realizará uma operação especial de trânsito para o réveillon 2026, com a implantação de pontos de bloqueios e sinalização para garantir a segurança viária do público nos bairros de Copacabana, Leme, Botafogo, Flamengo, Ipanema e Leblon, na Zona Sul. O esquema operacional já começou, às 6h desta terça-feira, com a proibição de estacionamento em diversas vias, para reduzir a possibilidade de conflito entre veículos e pedestres.

As interdições ao tráfego em Copacabana começam a 0h da quarta-feira com o bloqueio do acesso de veículos de fretamento, como ônibus, micro-ônibus e vans, e a montagem de estruturas na Avenida Atlântica. A interdição total da Avenida Atlântica será às 7h, em toda a sua extensão até o Leme, incluindo a pista junto às edificações, além das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto. A partir das 19h começam os bloqueios de acesso a Copacabana, permitindo apenas ônibus e táxi. O bloqueio total de todos os acessos a Copacabana será a partir das 21h.

A Avenida Infante Dom Henrique (Aterro do Flamengo) e a Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo) serão interditadas às 19h, em ambos os sentidos, nos mesmos moldes do fechamento para a área de lazer. Os ônibus e os táxis terão acesso à Enseada até 21h.

A liberação dos acessos a Copacabana está prevista para as 5h de quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2026, mas a Avenida Atlântica permanecerá interditada, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel, em ambas as pistas. A partir das 10h, a pista das edificações da Avenida Atlântica será aberta e funcionará com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica, o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, também permanecerão interditados até 18h, quando se encerram as áreas de lazer.

Interdições

A partir da 0h do dia 31/12

Proibido o acesso e estacionamento de veículos de fretamento (ônibus, micro-ônibus e vans) nos bairros de Copacabana e Leme

A partir das 7h do dia 31/12

Interdição total da Av. Atlântica, em toda a extensão (inclusive no trecho do Leme), incluindo a pista junto às edificações e todos os seus acessos

Bloqueio da pista da Av. Delfim Moreira junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados

Bloqueio da pista da Av. Vieira Souto junto à orla, como ocorre aos domingos e feriados

A partir das 19h do dia 31/12

Bloqueio dos acessos a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo

Bloqueio da Enseada de Botafogo e do Aterro do Flamengo

Ônibus de linhas regulares e táxis terão acesso permitido até às 21h

A partir das 19h30 do dia 31/12

Bloqueio da Rua Barata Ribeiro, altura da estação do Metrô Cardeal Arcoverde, entre a Rua Rodolfo Dantas e a Rua General Azevedo Pimentel. O desvio será feito para a Rua Tonelero

A partir das 21h do dia 31/12

Bloqueio total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos

Liberação das vias

A partir das 5h do dia 1/1

Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Princesa Isabel, em ambas as pistas

A pista junto à orla das avenidas Delfim Moreira e Vieira Souto permanecerão interditadas, até o fim da área de lazer, o Aterro do Flamengo e a Enseada de Botafogo, em ambos os sentidos

A partir das 10h do dia 1/1

Será aberta a pista das edificações da Av. Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

Para sair de Copacabana

Voltar para casa de metrô

Após a meia-noite, o embarque será feito exclusivamente com a pulseira de retorno, entregue ao passageiro na ida ao evento. Não há horário fixo para a volta: o embarque ocorre livremente entre 0h e 5h, desde que o usuário esteja com a pulseira.

As estações abertas para embarque após a queima de fogos são:

Cardeal Arcoverde/Copacabana

Siqueira Campos/Copacabana

Cantagalo/Copacabana

General Osório/Ipanema

Jardim Oceânico/Barra da Tijuca

As demais estações funcionarão apenas para desembarque. A concessionária recomenda que os passageiros priorizem a estação Siqueira Campos, que costuma ter maior capacidade de escoamento. Cartões tradicionais como Riocard Mais, Jaé, Giro, bilhete unitário e pagamento por aproximação não serão aceitos a partir das 19h do dia 31 e só voltam a valer às 7h do dia 1º de janeiro.

Voltar de ônibus: saída concentrada em Botafogo

Para quem optar pelos ônibus, a saída de Copacabana será concentrada no Terminal Enseada de Botafogo, que funcionará das 21h até as 5h. A partir das 21h, não haverá embarque de ônibus em Copacabana.

Entre 21h e 5h, os passageiros deverão se deslocar a pé até Botafogo para embarcar nos coletivos, organizados por grupos de linhas, com destinos para Zona Norte, Centro e Grande Tijuca, Ilha do Governador, Zona Oeste e Zona Sudoeste, Baixada Fluminense, Leste Fluminense e Região Serrana. Também haverá linhas intermunicipais para municípios como Niterói, São Gonçalo, Maricá, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Petrópolis, com partidas programadas ao longo da madrugada.

A partir das 19h, haverá fechamento do tráfego para veículos particulares em Copacabana, sendo permitido apenas o acesso de ônibus de linhas regulares e táxis.

Entre 18h e 21h, 24 linhas municipais e 11 linhas intermunicipais passarão a circular de forma especial em Copacabana para levar os passageiros até os palcos do réveillon. As linhas circularão pela Avenida Prado Júnior, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, com o desembarque na Avenida Princesa Isabel. Os ônibus estarão sinalizados com a identificação “Réveillon Copacabana”.

Às 21h, tem início a operação especial do Terminal Enseada de Botafogo, com fechamento total das vias da região, inclusive para ônibus e táxis. A previsão é de que a operação do terminal seja encerrada às 5h, com reabertura gradual das vias interditadas, exceto na área de lazer da Avenida Atlântica.

Linhas de ônibus municipais com partidas do Terminal Enseada de Botafogo:

Zona Norte

232 Lins de Vasconcelos

238 Água Santa

265 Marechal Hermes

298 Acari

312 Penha (via Olaria)

355 Madureira

399 Metrô Pavuna

457 Abolição

474 Méier (via Jacaré)

483 Penha

Ilha do Governador

324 Ribeira

328 Bananal

Centro e Grande Tijuca

169 Terminal Gentileza (via Central)

410 Saens Peña

Zona Oeste e Zona Sudoeste

363 Vila Valqueire

368 Riocentro

383 Realengo

388 Cesarão (via Santa Cruz)

393 Bangu

397 Terminal Campo Grande

Zona Oeste e Zona Sudoeste (Praia de Botafogo)

550 Cidade de Deus

553 Recreio dos Bandeirantes

554 Vargem Grande

2338 Campo Grande (via Magarça)

Linhas intermunicipais com partidas do Terminal Enseada de Botafogo

Leste Fluminense

740D – Charitas (Niterói): partidas 00h15, 1h30, 2h30 e 3h

775D – Charitas (Niterói): partidas 5h

2740D – Charitas (Niterói): partidas 1h, 2h, 3h30 e 4h30

9721D – Santa Izabel (São Gonçalo): 1h, 2h, 3h, 4h e 5h

4110D – São Gonçalo: 00h30, 1h30, 2h30 e 3h30

2146D – Maricá: partidas: 00h, 2h e 4h

Baixada Fluminense

2125C – Magé: partidas 1h, 2h40 e 5h

2951C – Duque de Caxias: 1h às 5h (intervalo de 30 minutos)

1955B – Nova Iguaçu: partidas 1h às 2h (intervalo de 30 minutos) e 2h às 5h (intervalo de 90 minutos)

1512B – Coelho da Rocha (São João de Meriti): partidas 1h às 2h (intervalo de 30 minutos) e 2h às 5h (intervalo de 90 minutos)

Região Serrana

Petrópolis: partidas: 1h, 1h30, 2h30 e 5h

Voltar de trem: Central do Brasil reabre após a virada

Para quem utiliza a SuperVia, a Estação Central do Brasil fecha às 21h15 do dia 31 e reabre à 0h20 do dia 1º de janeiro. Os intervalos serão:

Até 2h: trens a cada 17 minutos

Após 2h: trens a cada 1 hora

Voltar de táxi ou carro

A partir das 21h do dia 31, todos os acessos a Copacabana estarão totalmente bloqueados para veículos, incluindo carros particulares, ônibus e vans. Até esse horário, apenas ônibus regulares e táxis têm acesso permitido.

A liberação dos acessos ao bairro está prevista para as 5h do dia 1º, mas a Avenida Atlântica seguirá interditada em parte da manhã. O estacionamento estará proibido em dezenas de vias desde o dia 30, e a prefeitura recomenda que não se tente sair de carro da região durante a madrugada.

O que pode e o que não pode levar:

Confira o que não será permitido levar para a praia na virada. Para evitar transtornos, o público deve ficar atento às restrições. Estão proibidos os seguintes itens:

Objetos cortantes, como facas, canivetes, estiletes e tesouras

Garrafas de vidro

Materiais perfurantes, como bastões de selfie pontiagudos e guarda-chuvas com ponta de metal

Fogos de artifício particulares

Veja onde estarão os pontos de revista para acessar a praia:

Rua Aurelino Leal

Rua Anchieta

Av. Princesa Isabel (sentido centro)

Av. Princesa Isabel (sentido praia)

Rua Belfort Roxo

Rua Ronald de Carvalho

Rua Duvivier

Rua Hilário Gouveia

Rua Siqueira Campos

Rua Figueiredo de Magalhães

Rua Constante Ramos

Rua Xavier da Silveira

Rua Miguel Lemos

Rua Sá Ferreira

Rua Francisco Sá

Rua Rainha Elizabeth

Rua Francisco Otaviano

Além dos pontos de revista — pórticos com detectores de metais e câmeras de reconhecimento facial — , dezenove pontos de bloqueio de vias impedirão a circulação de veículos não-autorizados, criando uma zona exclusiva para pedestres em toda a extensão da Avenida Atlântica (orla) e ruas transversais.