RJ em Foco
Bombeiros aprovam balsas para show de fogos em Copacabana
Dezenove embarcações servirão de plataforma para o espetáculo, que terá controle remoto e reforço na segurança
O Corpo de Bombeiros vistoriou e aprovou as 19 balsas que serão utilizadas na tradicional queima de fogos da orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. A inspeção, realizada nesta terça-feira por militares da Diretoria-Geral de Diversões Públicas (DGDP), marcou a reta final dos preparativos para a festa.
Durante a avaliação, na Praia da Ribeira, na Ilha do Governador, os agentes analisaram critérios técnicos e de segurança, incluindo a estabilidade das balsas, o posicionamento dos artefatos pirotécnicos, sistemas de acionamento, distanciamento da orla e o cumprimento das normas para eventos de grande porte.
"Durante a vistoria, foram verificados os principais itens de segurança, como o layout das estruturas, além da quantidade, tipo e tamanho dos artefatos, sempre conforme o projeto previamente apresentado. Ressaltamos que, durante o espetáculo, as balsas não contarão com equipes a bordo, nem com brigadistas ou operadores", explicou o porta-voz dos Bombeiros, Tenente-Coronel Fábio Contreiras.
Para situações de emergência, um rebocador de apoio, equipado com bomba de incêndio, estará posicionado estrategicamente para atuação imediata, caso necessário. A montagem da estrutura dos fogos possui Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), assinada por engenheiro, garantindo que a instalação segue rigorosamente os critérios técnicos e de segurança exigidos.
Neste ano, as 19 balsas serão distribuídas ao longo da orla de Copacabana, com quase o dobro de artefatos em relação à virada anterior. O espetáculo pirotécnico terá duração aproximada de 12 minutos.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela