RJ em Foco

Moradores da Zona Oeste vão aprender a nadar em piscina de campeões olímpicos; saiba como se inscrever

Equipamento foi usado durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016

Agência O Globo - 29/12/2025
Moradores da Zona Oeste vão aprender a nadar em piscina de campeões olímpicos; saiba como se inscrever
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Prefeitura inaugurou, no domingo (28/12), a piscina olímpica do Parque Oeste Ana Gonzaga, em Inhoaíba, ampliando as opções de esporte e lazer na Zona Oeste. O equipamento foi utilizado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo palco das despedidas do americano Michael Phelps, maior nadador de todos os tempos, e do brasileiro Clodoaldo Silva, multicampeão paralímpico conhecido como “Tubarão das Piscinas”.

Agora sob administração da Secretaria Municipal de Esportes, a piscina receberá aulas de hidroginástica (quartas e sextas-feiras) e de natação (terças e quintas-feiras) para diversas faixas etárias: baby (3 meses a 3 anos), infantil 1 (4 a 6 anos), infantil 2 (7 a 9 anos), infantil 3 (10 a 13 anos), adolescente (14 a 17 anos) e adulto (maiores de 18 anos). As inscrições começam no dia 6 de janeiro, diretamente na secretaria do Parque Oeste.

“Esse aqui é o último legado olímpico que faltava entregar. Nenhuma cidade que realizou Jogos Olímpicos fez igual ao Rio. Todos os equipamentos, como o Parque Radical, o Parque Rita Lee e as escolas construídas na Zona Oeste, foram utilizados posteriormente. Essa piscina era do Estádio Aquático da Rio 2016. A estrutura do estádio deu origem a outras instalações, e a piscina foi pensada para atender à população. Queremos formar atletas aqui”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

A Secretaria também vai controlar o acesso nos fins de semana para evitar superlotação.

A piscina olímpica possui medidas oficiais de competição, com 50 metros de comprimento, seguindo os padrões internacionais utilizados em grandes eventos esportivos. Proveniente do Estádio Aquático Olímpico dos Jogos Rio 2016, a estrutura foi desmontada, transportada e reinstalada no Parque Oeste Ana Gonzaga.