RJ em Foco
Réveillon 2026: saiba como ficará o tempo na virada do ano
Temperaturas seguem elevadas, mas mais amenas do que na semana anterior; pancadas de chuva podem ocorrer durante a virada
Faltando dois dias para a chegada de 2026, o Rio de Janeiro registrou neste domingo temperaturas ainda altas, levando milhares de pessoas a buscarem as praias durante a madrugada para se refrescar. Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, a máxima do dia chegou a 36,7°C na Vila Militar, valor inferior aos 40,1°C registrados na última quinta-feira.
Para o dia 31, tanto o Alerta Rio quanto o Instituto Climatempo indicam risco de pancadas de chuva durante a virada do ano.
As análises do Alerta Rio apontam que a virada pode ser marcada por chuvas isoladas, sem previsão de bairros específicos atingidos. Já o Climatempo avalia que a possibilidade de chuva é mínima no momento da queima de fogos.
Neste domingo, o Rio não foi a capital mais quente do país. A cidade de São Paulo atingiu 37,2°C, estabelecendo um novo recorde histórico para dezembro, segundo o Climatempo.
Entre segunda e quarta-feira, a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com máximas variando entre 34°C e 36°C. Para o dia 31, a expectativa é de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. No primeiro dia de 2026, podem ocorrer pancadas de chuva a qualquer hora.
— A partir desta segunda-feira, frentes frias começam a romper o bloqueio atmosférico que mantém as temperaturas elevadas, mas sem chuvas. A expectativa é de pancadas isoladas do dia 31 para o dia 1º em algum ponto da cidade, explica Mayara Villela, do Alerta Rio.
O Climatempo estima uma probabilidade de 68% de chuva na tarde e noite do dia 31, com acumulado podendo chegar a 14,9 milímetros.
— De qualquer forma, acredito ser pouco provável que essas pancadas ocorram exatamente no momento da virada. Mas, a partir do dia 2, é importante ficar atento, pois há tendência de um mês mais chuvoso, com possibilidade de acumulados entre 40 e 50 milímetros em um único dia, especialmente na Costa Verde, regiões Serrana e Metropolitana, alerta o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos