RJ em Foco
Calor extremo no Rio faz governo criar pontos públicos de hidratação
Cedae inicia distribuição de água em áreas de grande circulação e amplia atendimento à população de rua
O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou neste domingo uma operação especial para instalar pontos públicos de hidratação em locais de grande circulação. A iniciativa prevê distribuição gratuita de água potável e apoio a banhistas, pessoas em situação de rua e pacientes atendidos em Unidades de Pronto Atendimento estaduais (UPAs). As ações, coordenadas pela Secretaria de Estado de Saúde e pela Cedae, integram o conjunto de medidas para reduzir riscos e minimizar os impactos das altas temperaturas registradas nos últimos dias. Na semana passada, o governador Cláudio Castro destacou que o estado enfrenta uma situação de calor extremo.
“Estamos enfrentando temperaturas bem atípicas, por conta das mudanças climáticas. No enfrentamento ao calor extremo, o cuidado com a vida e a saúde das pessoas é prioridade absoluta”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Neste domingo, a Cedae distribuiu 10 mil litros de água potável nos seguintes pontos:
• Leme (entre os postos 1 e 2);
• Copacabana (entre os postos 2 e 6);
• Arpoador;
• Ipanema (entre os postos 8 e 9);
• Parque Madureira.
A operação conta com a chamada “Frota da Hidratação”, composta por uma kombi e 14 bicicletas posicionadas em postos de salva-vidas. Os locais também oferecem bebedouros para pets. A água é proveniente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, com monitoramento contínuo realizado por laboratório móvel, garantindo a qualidade do abastecimento.
A partir desta terça-feira, a Cedae também manterá pontos de hidratação na Central do Brasil, no Centro do Rio, para atender pessoas em situação de rua, público mais vulnerável aos efeitos do calor intenso. A ação será estendida a passageiros do transporte público, com distribuição de água nas estações de trem de Bangu, Campo Grande, Madureira e Central do Brasil.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) também instalou pontos de hidratação nas 27 UPAs, em áreas externas, para atendimento à população em situação de vulnerabilidade nos dias mais quentes. Nessas unidades, foi adotado protocolo de classificação de risco, com orientações para o manejo clínico adequado de pacientes com sintomas relacionados ao forte calor.
Além disso, a Secretaria de Estado de Defesa Civil, por meio do Corpo de Bombeiros e do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), segue emitindo alertas aos municípios sobre baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. As principais recomendações à população são evitar atividades físicas ao ar livre no período da tarde, manter hidratação frequente e redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos