RJ em Foco
Empresa afirma que aeronave em acidente em Copacabana estava com manutenção em dia
Prefeitura do Rio vai autuar Visual Propaganda Aérea por publicidade irregular; companhia diz cumprir normas de segurança
A Visual Propaganda Aérea afirmou, em nota divulgada no fim da noite deste sábado, que atua há mais de 40 anos no mercado, sempre pautada pela responsabilidade, profissionalismo e pelo rigoroso cumprimento das normas de segurança. Segundo a empresa, ela é devidamente homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a aeronave envolvida no acidente encontrava-se com todas as manutenções e certificações exigidas em dia.
O acidente ocorreu no início da tarde de sábado, quando o monomotor modelo Cessna 170, que realizava propaganda e sobrevoava a Praia de Copacabana, caiu no mar, resultando na morte do piloto, identificado como Luiz Ricardo Leite de Amorim. As buscas duraram cerca de duas horas e meia e mobilizaram a orla, às vésperas do réveillon, até que o corpo foi resgatado pelos bombeiros.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) informou que, embora a Visual Propaganda Aérea esteja habilitada para atuar com propaganda aérea, não solicitou licença para a ação específica realizada neste sábado. No comunicado, a empresa não respondeu diretamente à posição da Seop.
Após o resgate, o corpo do piloto foi levado para o 1º Gmar, em Botafogo, e depois encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A empresa responsável pelo avião informou que providenciará a retirada da aeronave da água, o que deve ocorrer neste domingo, com auxílio de uma firma especializada.
Procurada, a Aeronáutica ainda não informou se a aeronave tinha licença para voar nem se o piloto era habilitado. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), investiga as causas do acidente, que também será apurado pela Polícia Civil, por meio da 12ª DP (Copacabana).
Nota completa da Visual Propaganda Aérea:
"A Visual Propaganda Aérea manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do piloto Luiz Ricardo Leite de Amorim, ocorrido em trágico acidente aeronáutico. Neste momento de imensa dor, a empresa se solidariza com os familiares, amigos e colegas do piloto, colocando-se integralmente à disposição para prestar todo suporte e apoio necessários à família.
A Visual Propaganda Aérea atua há mais de 40 anos no mercado, sempre pautada pela responsabilidade, profissionalismo e pelo rigoroso cumprimento das normas de segurança. Esclarece que é uma empresa devidamente homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que a aeronave envolvida no acidente encontrava-se com todas as manutenções e certificações exigidas em dia.
A empresa informa, ainda, que está colaborando de forma ampla e transparente com as autoridades competentes, em especial com os órgãos responsáveis pela investigação, a fim de contribuir para o completo esclarecimento das causas do acidente.
Reiteramos nossos sentimentos e nosso compromisso com a segurança, a ética e o respeito à memória do profissional."
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo