RJ em Foco

Falta de luz e água agrava desconforto durante onda de calor no Rio

Torta de morango da ceia derreteu após geladeira desligar por falta de energia elétrica

Agência O Globo - 27/12/2025
Falta de luz e água agrava desconforto durante onda de calor no Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A confraternização de Natal entre familiares e amigos foi marcada por imprevistos em Itaipu, Niterói. Na noite do dia 24, por volta das 19h30, a energia elétrica foi interrompida na residência do aposentado Emerson Rios, de 78 anos. A luz só retornou à 1h38 do dia 25, período em que os presentes enfrentaram intenso calor. A sobremesa planejada, uma torta de morango, acabou derretendo na geladeira desligada.

Em carta publicada na sessão de leitores do jornal O Globo, Emerson descreveu o episódio como um "péssimo" presente de Natal. A ceia e o amigo oculto precisaram acontecer à luz de velas na casa da cunhada, vizinha do casal. Após a meia-noite, Emerson retornou para casa e, sem ar-condicionado, só conseguiu dormir após tomar um remédio. "Minha esposa, Sandra, ficou se abanando a noite toda", relatou. Segundo ele, já ocorreram pelo menos 14 quedas de energia em sua residência em 2025. "Isso vai acontecer outras vezes", lamentou.

Em nota, a Enel informou que "normalizou antes das 22h o fornecimento de energia para alguns clientes de Itaipu" na véspera de Natal, por meio de manobras remotas para "reduzir o número de clientes impactados". Entretanto, foi necessário um novo desligamento nesta quinta-feira para uma "ação corretiva" na região.

Moradores de outros bairros também relataram problemas. Na Rua Gastão Rangel, Praça Seca, Zona Sudoeste do Rio, uma moradora usou as redes sociais para relatar falta de luz. A Light, contudo, não encontrou registros de ocorrências no local, mas orientou que a usuária faça contato pelo 0800-021-0196 ou WhatsApp (21)99981-6059.

Em Guaratiba, Zona Oeste, a população enfrenta a falta de água. A Rio+Saneamento realizou manutenção emergencial na terça-feira, mas informou que a falta de luz voltou a afetar o abastecimento anteontem. Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados e podem ser solicitados pelo 0800-772-1025.

Entre terça e quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio registrou 1.347 atendimentos possivelmente relacionados ao calor, incluindo casos de tontura e desmaios. Nesta sexta-feira, a capital fluminense registrou máxima de 37,6°C, segundo o Inmet. A previsão para este sábado é de 38°C, com o calor persistindo até a próxima semana e possibilidade de pancadas de chuva a partir de segunda-feira.