RJ em Foco

Operação especial do metrô no réveillon terá bilhete digital e pulseira obrigatória

Serviço especial na virada irá das 19h do dia 31 até as 5h do dia 1º

Agência O Globo - 27/12/2025
Operação especial do metrô no réveillon terá bilhete digital e pulseira obrigatória
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Das 19h do dia 31 de dezembro até as 5h do dia 1º de janeiro, o embarque no metrô do Rio — principal meio de acesso ao réveillon em Copacabana — será permitido apenas com passaporte digital adquirido antecipadamente. O bilhete, que custa R$ 15 e dá direito à ida e volta, está à venda exclusivamente pela internet. O coordenador de operações da MetrôRio, Marcelo Mancini, reforça a importância da compra antecipada para garantir o bilhete na faixa horária escolhida.

Para moradores de Bangu, Campo Grande, Madureira, Pavuna, Caxias, Meriti e São Gonçalo, o sistema disponibiliza cinco faixas horárias para embarque: das 19h às 20h; das 20h às 21h; das 21h às 22h; das 22h às 23h; e das 23h à meia-noite. A escolha do horário é feita no momento da compra, pelo aplicativo MetrôRio ou pelo site oficial. O pagamento pode ser realizado via cartão de crédito ou PIX, com limite de até dez unidades por transação. As vendas encerram-se às 18h do dia 31 ou antes, caso os estoques se esgotem.

Pulseira: novidade deste ano

A partir das 19h, todos que acessarem o metrô com o passaporte digital — um QR Code gerado na compra — receberão uma pulseira entregue por funcionários do metrô em cada estação. Essa pulseira deverá ser apresentada nas catracas no retorno para casa, agilizando o embarque após a queima de fogos.

Estações de embarque no retorno

A partir da meia-noite do dia 1º, as pulseiras serão aceitas apenas nas seguintes estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo (Copacabana); General Osório (Ipanema); e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca).

Se o passageiro optar por outros meios para chegar a Copacabana ou à Barra da Tijuca, mas quiser utilizar o bilhete do metrô na volta, deverá retirar a pulseira presencialmente nas estações Maracanã, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório ou Jardim Oceânico, entre 14h e 22h do dia 31.

Siqueira Campos: estação principal para retorno

A orientação do metrô é que os passageiros que voltarem de Copacabana deem preferência à estação Siqueira Campos. Durante a operação especial, a estação Cardeal Arcoverde será exclusiva para desembarque entre as 19h e a meia-noite.

Gratuidades mantidas

Pessoas com deficiência, crianças de até 6 anos (acompanhadas de adulto com bilhete digital ou comprovante de gratuidade) e maiores de 65 anos têm acesso gratuito, mediante apresentação de documento oficial nas catracas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo SAC 0800-595-1111.