RJ em Foco
Réveillon no Rio: metrô ainda tem passagens à venda; do bilhete digital à pulseira obrigatória, saiba como será operação
Serviço especial na virada irá entre as 19h do dia 31 e as 5h do dia 1º
Das 19h do dia 31 de dezembro até as 5h do dia 1º de janeiro, o embarque no metrô do Rio — principal meio de acesso ao réveillon em Copacabana — só será permitido com passaporte adquirido antecipadamente. O bilhete, que custa R$ 15 e garante ida e volta, ainda está disponível para compra exclusivamente pela internet. Marcelo Mancini, coordenador de operações da MetrôRio, reforça a importância da compra antecipada para garantir o embarque na faixa horária desejada.
Como funciona o embarque:
O sistema oferece cinco faixas de horário para organizar o fluxo de passageiros: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. A escolha do horário é feita no momento da compra, pelo aplicativo MetrôRio ou pelo site oficial. O pagamento pode ser realizado por cartão de crédito ou PIX, com limite de até dez bilhetes por transação. As vendas encerram às 18h do dia 31 ou antes, caso esgotem os estoques.
Pulseira: a novidade deste ano
A partir das 19h, todos os passageiros que acessarem o metrô com o passaporte digital (QR Code) receberão uma pulseira, entregue por funcionários nas estações. O uso da pulseira será obrigatório para o retorno após a festa, facilitando o embarque na volta para casa.
Após a meia-noite do dia 1º, apenas as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo (em Copacabana), General Osório (em Ipanema) e Jardim Oceânico (na Barra da Tijuca) estarão abertas para embarque com pulseira.
Retirada de pulseira para quem chega por outros meios
Pessoas que forem a Copacabana ou à Barra da Tijuca por outros meios, mas desejarem utilizar o metrô na volta, deverão retirar a pulseira presencialmente nas estações Maracanã, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório ou Jardim Oceânico, entre 14h e 22h do dia 31.
Siqueira Campos: estação principal para retorno
A orientação do MetrôRio é priorizar a estação Siqueira Campos para o retorno de Copacabana. Durante a operação especial, a estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque das 19h à meia-noite.
Gratuidades mantidas
O acesso gratuito será mantido para pessoas com deficiência, crianças de até 6 anos (acompanhadas de adulto com bilhete digital ou comprovante de gratuidade) e maiores de 65 anos, mediante apresentação de documento oficial. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo SAC 0800-595-1111.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia