Política
Justiça Eleitoral aponta 40 registros de candidaturas inaptos em Alagoas
Levantamento no sistema DivulgaCandContas mostra que a maior parte dos registros considerados inaptos está na disputa por vagas de deputado estadual; candidatos a deputado federal e suplentes ao Senado também aparecem na lista
Alagoas soma 40 registros de candidaturas classificados como inaptos para as eleições de 2026, segundo levantamento realizado nesta quinta-feira (17), com base nas informações disponibilizadas pela Justiça Eleitoral.
Os dados foram consultados no DivulgaCandContas, sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reúne informações sobre os pedidos de registro de candidatura apresentados pelos concorrentes às eleições. A plataforma também permite acompanhar a situação de cada candidatura, que pode sofrer alterações ao longo do processo eleitoral.
A maior concentração de registros inaptos está na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Ao todo, foram identificadas 17 candidaturas a deputado estadual nessa situação. O número corresponde a 42,5% do total de registros considerados inaptos no levantamento.
Na sequência aparece a disputa por vagas na Câmara dos Deputados. São 15 registros de candidaturas a deputado federal classificados como inaptos, representando 37,5% do total.
Também foram encontrados registros nessa condição entre os candidatos a suplente de senador. São quatro registros de primeiro suplente e outros quatro de segundo suplente.
Cada uma dessas categorias corresponde a 10% do total de registros inaptos identificados em Alagoas.
Situação pode mudar
A classificação como “inapto” no sistema da Justiça Eleitoral não significa necessariamente que o candidato esteja definitivamente fora da disputa. A situação do registro pode ser alterada conforme decisões judiciais, apresentação de documentos, recursos e demais etapas de análise da candidatura.
Por isso, as informações disponíveis no DivulgaCandContas são atualizadas durante o processo eleitoral, podendo apresentar mudanças até a definição definitiva da situação de cada candidato.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2POLÍTICA
Gilmar Mendes envia advogado de confiança para falar com Flávio Bolsonaro
-
3MILITAR
Na região de Carcóvia estão cercados cerca de 1,7 mil militares do Exército ucraniano, diz MD da Rússia
-
4CLIMA
ONS projeta chuvas acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste
-
5ESPORTE
Luta nascida na União Soviética ganha o Ocidente; modalidade mistura judô, jiu-jitsu e wrestling