Política

Depoimento de Daniel Vorcaro marcado para 15 de setembro; defesa pode pedir adiamento

O banqueiro responde a investigações por práticas fraudulentas e sua defesa busca mais tempo para estudar documentos.

Estadao Conteudo 11/09/2026
Depoimento de Daniel Vorcaro marcado para 15 de setembro; defesa pode pedir adiamento
Daniel Vorcaro - Foto: Reprodução

A Polícia Federal agendou para 15 de setembro, próxima terça-feira, o depoimento de Daniel Vorcaro sobre irregularidades envolvendo o Banco Master e fraudes em operações com o Banco de Brasília (BRB).

A oitiva do banqueiro estava prevista para o final de agosto, mas foi adiada a pedido da defesa. Um novo adiamento é esperado, sob a justificativa de que os advogados não tiveram acesso integral aos documentos necessários.

A data coincide com a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá se o ministro Alexandre de Moraes será investigado por trocas de mensagens com Vorcaro. Contudo, há movimentações na Suprema Corte para que o encontro seja reagendado, possibilitando tempo hábil para analisar todo o material divulgado entre quinta e sexta-feira, 11.

O banqueiro foi preso em novembro do ano passado ao tentar fugir do país, sendo alvo de uma investigação sobre a emissão de títulos de crédito falsos para instituições financeiras. Na data de sua prisão, o Banco Central liquidou o Banco Master.

Desde então, novas investigações revelam uma rede ampla envolvendo políticos de diversos partidos e cargos nos Poderes Executivo e Legislativo. Além disso, figuras do Judiciário, como Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, também estão citadas nas relações do banqueiro.

Nas últimas semanas, a Suprema Corte brasileira vive a mais profunda crise institucional, especialmente após o Estadão detalhar em 1º de setembro as principais vertentes da relação entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro. Entre elas, estão:

  • pedidos reiterados do banqueiro para que o ministro interviesse junto ao delegado Andrei Rodrigues e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, com o intuito de bloquear as investigações sobre fraudulentas do Master;
  • participação de Moraes na edição de um contrato de R$ 131 milhões entre Viviane Moraes e Vorcaro;
  • conversas a respeito de uma possível saída do banqueiro do País antes de sua prisão;
  • cobranças relativas a pagamentos ao escritório Barci de Moraes;
  • autorização de cartões de crédito com limite de R$ 300 mil para os filhos do ministro.