Política

Lula: eventual 4º mandato terá tópico da defesa da soberania nacional como prioridade

Presidente destaca a necessidade de investimento na defesa nacional durante podcast com influenciadoras.

Estadao Conteudo 14/08/2026
Lula: eventual 4º mandato terá tópico da defesa da soberania nacional como prioridade
Lula - Foto: © telegram SputnikBrasil

O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta sexta-feira, 14, que um eventual quarto mandato à frente da Presidência terá a defesa da soberania nacional como prioridade. Segundo Lula, é imprescindível investir na defesa nacional, pois o globo está "muito nervoso".

"Eu quero colocar a questão da soberania e da defesa nacional no topo, porque o mundo está muito nervoso. Tem muita encrenca no mundo e o Brasil possui muitos minerais críticos e terras raras, além de ser detentor da maior reserva florestal e da maior reserva de água doce do mundo", declarou o presidente.

Sobre os minerais críticos, Lula reiterou que seu governo está investindo em estudos para que a exploração, produção e transformação desses produtos sejam realizadas no Brasil.

Lula participou nesta sexta-feira de um podcast com influenciadoras dos programas Não Inviabilize e Cunhãs.

Conforme destacou o Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), a campanha do presidente deve evitar participar de debates e entrevistas com a mídia tradicional, priorizando a interação do petista com canais digitais, que oferecem um ambiente mais informal e com menos perguntas sobre temas desconfortáveis.